Estância, 18 de Abril de 2014
NOTÍCIAS

27 Out 2013 (253 leituras)

BARCO DE FOGO DE ESTÂNCIA ILUMINA NOITE FESTIVA DO IV TOBIARTE

Na noite deste sábado (26) a cidade de Estância levou o brilho e arte para o IV Festival de Arte de Tobias Barreto. O espetáculo do barco de fogo iluminou a noite de Tobias Barreto e centenas de pessoas lotaram a Avenida 7 de Junho.

Uma grande multidão foi ver de perto um facho de luz que iluminou o céu da cidade centenária de Tobias Barreto que recentemente completou 104 anos de emancipação política. Mas que facho de luz é esse que atravessa toda uma avenida sobre um arame? O barco que tem cerca de um metro é feito com papel colorido e recheado com pólvora. Um cabo de aço preso a duas tesouras confeccionadas de ferro é estendido bem no alto. O barco é impulsionado pela força do rojão das espadas de fogo que são instaladas na frente e atrás do barco para que ele faça o movimento de ida e volta.

Para Ana Carolaine Vasconcelos da Cidade vizinha de Itabaianinha o Barco de Fogo visto de longe parece um cometa, brincou. "Sensacional, é incrível como Estância tem esses artistas que confeccionam barcos de fogo, é uma coisa encantadora, não tem quem resista, veja como está essa avenida e quando o barco passa sobre o arame que ele termina o seu espetáculo o povo aplaude, comemora como se fosse o gol em uma partida de futebol" disse Carolaine.

A batucada Busca-pé se apresentou durante a tarde e atraiu centenas de pessoas para prestigiar a cultura da "Cidade Jardim de Sergipe".

O Secretário Municipal de Artes e Cultura de Tobias Barreto, Josenilson Bispo dos Santos, falou da importância da parceria entre as duas cidades e destacou a corrida do barco de fogo qual foi vista por centenas de pessoas que estão prestigiando o IV TOBIARTE. "Muito importante essa participação de Estância, é uma cidade que transmite alegria, rica de cultura e que traz brilho para esse universo de arte, realmente o Tobiarte é um movimento que tem mobilizado toda região Sul de Sergipe e Estância esta envolvida nesse processo é um município que está sempre atento aos eventos culturais não só aqui de Tobias Barreto, mas de todo o Estado, ela é uma cidade de um povo que tem bastante integração com o povo de Tobias Barreto é importante que essa relação continue. Para se ter uma ideia o Vereador Domingos Machado (Dominguinhos do PT) fez moção de reconhecimento ao festival de artes de Tobias Barreto". disse Nilsinho.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Juventude e Desporto, Newiton José dos Santos é muito importante que a Capital Brasileira do Barco de Fogo participe desses eventos, veja que muitas pessoas saíram de seus lares e praticamente parou o Centro de Tobias Barreto para ver essa beleza que é o nosso barco de fogo. "Na verdade estamos muitos satisfeitos com o evento, e estamos sempre buscando trabalhar os nossos potenciais culturais, e buscar a socialização para todas as pessoas inclusive os nossos vizinhos e futuramente vamos formar um cinturão que vai incluir todos os municípios e suas secretarias de cultura, então o grande lance nesse Tobairte é que a população abraçou o projeto e que Estância vem dando a sua parcela de contribuição trazendo a nossa arte para Tobias Barreto que é a espada e o barco de fogo, o Prefeito Carlos Magno e toda nossa equipe estão felizes com essa parceria, assim como fizemos em Itabaiana na Bienal do Livro e em Itabaianinha".

"Trazemos propostas para o fórum dos gestores estadual de cultura, nós tivemos aqui um grupo de Estância que não foi nós que trouxemos, mas que abrilhantou a festa que foi o teatro Risocínico do diretor Luiz Carlos Dussantus com a peça O Ferreiro e a Morte e que tem um nome reconhecido no estado e toda a região e em tempo a gente aproveita desse espaço na mídia digital para parabeniza toda a coordenação do Tobiartre, ao secretário de cultura Nilsinho e dizer que tudo que a gente faz é com muito amor e dedicação. O Secretário de Estância não quer elevar o seu nome, ele quer garantir o espaço para os artistas, os verdadeiros protagonistas, dessa história e que possamos fazer bonito e os parabéns vindo de quem nos recebe vem por essa ótica". completou Newiton.

Voltando a corrida de barco de fogo: Cada apresentação era um flash de cada pessoa que trazia consigo o seu equipamento fotográfico desde os celulares até as máquinas mais modernas o qual será mostrado nas cidades que participam do festival de arte e que ficará guardada na memória de cada um que ali prestigiava o barco de fogo e a bela apresentação de espada.

Esteve prestigiando esse grande evento e a equipe da Secretaria de Cultura de Estância, assessores, diretores e demais agentes culturais de Estância.

A programação do sábado no Tobiarte também contou com Cortejo Folclórico que saiu às 16:00 horas da Arena Aderbal Correia para a Praça do Cruzeiro, a Orquestra Sinfônica 28 de Agosto da Cidade de Itabaiana, o Barco de Fogo de Estância, o Grupo Raízes Nordestinas de Poço Redondo com o Espetáculo: A Água Divina, o Grupo Imbuaça de Aracaju com o espetáculo: A Farsa dos Opostos, o Grupo Menores Unidos da Cidade de Laranjeiras com o espetáculo: Laranjeiras: Cultura e Tradição e a Cia Imprevisível da capital sergipana com o espetáculo: Solidão.

Fonte: SECOM/Prefeitura de Estância

Portal da Prefeitura de Estância - Todos os direitos reservados.