2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SAAE completa 53 anos de fundação com muitos motivos para comemorar

Fonte: SECOM - PME
02/12/2020 às 10h09

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


No último dia 28, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Estância (SAAE), completou 53 anos de fundação com o maior volume de obras já visto em uma administração. Ao total, foram investidos mais de 6 milhões de reais na restruturação da autarquia que passou a ter frota e sede novas, além de um serviço com mais qualidade, obras e ações que estão devolvendo à população um direito básico e sanando lacunas que por décadas fizeram a população penar sem o líquido precioso.

Foi no ano em que se apagou 53 velinhas que o SAAE iniciou a construção de dois importantíssimos reservatórios, um no Conjunto Valadares (com o dobro da capacidade do anterior) e outro no Conjunto Santo Antônio, obra que resolverá definitivamente a problemática da falta d´água na região do Paulo Amaral, Santo Antônio e Nova Esperança, comunidades que ganharão além da caixa, um completo sistema de abastecimento que está em fase de execução.

O SAAE também investiu em tecnologia com um novo sistema de gestão de água, ação que garantirá mais eficiência e qualidade no tratamento da água servida aos estancianos, que passará a ser monitorada em tempo real com uma eficiência inigualável, nunca visto em cidade nenhuma do nordeste. O aparelho de “Gestão de Água” adquirido pela autarquia é o primeiro de toda a região e tem como objetivo analisar a cor, cloro, PH, turbidez e flúor contido na água, evitando com isso que o estanciano consuma H2O sem qualidade ou com algum tipo de percentual de anormalidade.

“Através deste sistema nós teremos condições em tempo real de acompanhar todo o processo de tratamento da água e aferir a qualidade da mesma. Assim, teremos através de relatórios diários a confirmação que o munícipe está sendo bem servido e que estamos enviando para a residência da nossa população um produto de qualidade” destacou Derivaldo Almeida, superintendente do SAAE.

“Para mim enquanto prefeito é um motivo de muito orgulho poder está contribuindo com uma inovação dessa no SAAE, autarquia que ao longo do nosso governo passou por uma repaginada e hoje começa a dar os frutos esperados pela população. É um trabalho sério de médio e longo prazo que estamos executando para garantir aos estancianos um serviço de qualidade e em abundância”, disse o prefeito Gilson Andrade.

Somada a essa iniciativa, o SAAE fez a interligação do sistema de abastecimento do Colorado ao sistema de abastecimento do Pedro Barreto Siqueira, com isso a vazão foi ampliada dos atuais 84 m³ para 100 m³ por hora. A medida garante o aumento da eficiência do serviço ofertado à comunidade, uma vez que algumas localidades muito altas passaram a receber a água com mais pressão a exemplo do Loteamento São Francisco e Jacinto Magalhães. 

“Na nossa gestão estamos investindo muito no SAAE. Iniciamos com a retomada da troca de tubulação de amianto que ficou parada durante 4 anos. Depois, investimos na melhoria do tratamento com a substituição das camadas filtrantes e reforma da sede administrativa. Por fim, investimos na construção da adutora do Piauí e inauguramos o sistema de abastecimento de água do Assentamento Vitória, uma ação que levou dignidade à população que mais precisa do olhar do poder público.”, detalhou o prefeito Gilson Andrade.

Além dos investimentos no bairro Cidade Nova, foram realizados investimentos para assegurar o abastecimento dos moradores das comunidades do bairro Candeal, Estância (??????), Alto São Vicente e Carmem Prado. No Assentamento Vitória, localizado na zona de expansão do bairro Alecrim, foi realizada a implantação do sistema de abastecimento, com a construção da rede expressa de abastecimento com cerca de 4 mil metros. A obra beneficiou diretamente cerca de 190 famílias que passaram a receber água tratada nas suas residências, e atende a expectativa de crescimento dos próximos 20 anos. Já a nova adutora construída sobre o Rio Piauí, beneficia diretamente 8 mil pessoas. Na localidade foi feita a substituição da rede antiga, regularização da passagem da tubulação pela ponte do rio Piauí, construção de uma rede mais resistente feita em material metálico, e como resultado a ampliação da vazão para minimizar os problemas de abastecimento das comunidades após a ponte da Cachoeira. Por fim, a perfuração de novos poços vai ajudar no abastecimento de água dos bairros São Jorge, Conjunto Carmem Prado Leite e Cidade Nova. 

Substituição de Tubulação Antiga

Outra importante ação implementada pela autarquia é a retomada da substituição da tubulação antiga. Desde 2017, o SAAE vem gradativamente substituindo as tubulações antigas de amianto por rede de PVC, que possui vida útil de 50 anos. Até o momento mais de 4 km de tubulação foram substituídas na área central, restando menos da metade para ser substituído. O aporte de 1 milhão e 180 mil na troca da tubulação faz parte do cronograma de ações e investimentos previstos pela autarquia municipal para melhorar a eficiência do sistema e reduzir eventuais desperdícios de água provocados pelos constantes rompimento da tubulação.

Melhorias do Sistema

Para assegurar a qualidade da água fornecida à população, o SAAE investiu pesado na melhoria do sistema de tratamento. A diretoria alocou mais de 680 mil reais na compra de equipamentos e insumos para garantir que chegue às torneiras dos usuários água de qualidade. Na substituição dos leitos filtrantes, foram investidos 200 mil reais, tendo em vista que carga orgânica já havia atingido a sua saturação, com a medida a filtração fica mais rápida, com ótima qualidade, atingindo valor de turbidez melhor na saída dos filtros e ocorre a redução da quantidade de produtos químicos na última fase do processo de tratamento.

Além dos investimentos listados, há outros, de menor porte, como: limpeza e higienização do Reservatório Central, diminuir as perdas de água, como reparos de vazamentos, aquisição de conjuntos motobombas, hidrômetros, serviços de sondagem, manutenção em poços artesianos e compra de asfalto frio para pequenos reparos nas ruas e avenidas da cidade. Com mais esta etapa de investimentos o SAAE cumpre mais uma parte de sua missão de garantir qualidade no abastecimento de água com a regularização da distribuição, redução de perdas no sistema e redução de manutenções por toda a cidade.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação