Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Durante a manhã da última quarta-feira, 1, foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Estância, SEME, a etapa municipal da Conferência da Educação, encontro que serviu para a escolha dos delegados que terão a missão de contribuir com o documento que norteará a educação nos próximos 10 anos.
“Hoje realizamos a etapa municipal preparatória para a CONAE 2022, Conferência Nacional da Educação, que vai elaborar o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos, de 2024 a 2034”, disse a Secretária Aurenitha Morgana Souza .
Sheila Carlinda Santana, coordenadora do Fórum Municipal da Educação destacou a participação e importância de cada entidade que participou do evento.
“Participaram da etapa municipal entidades representativas de todas as modalidades de ensino, educação básica, ensino superior, educação no campo, quilombola, entidades governamentais e não governamentais, além dos conselhos em geral, diversas representações que tem interesse em uma educação melhor”, disse.
A etapa municipal da Conferência de Educação foi organizada pelo Fórum Municipal da Educação juntamente com a SEME, porém, todas as diretrizes foram determinadas pelo Governo do Estado, orientado pelas determinações nacionais.
“Quem decide, quem determina a fluidez e toda a organização desse evento, como prazos, por exemplo, é a Conferência Nacional da Educação e os fóruns, tanto nacional quanto estadual”, destacou Sheila.
“A Secretaria de Estado determinou que as secretarias municipais realizassem suas conferências até o dia 3 de dezembro, como foi um prazo muito curto dado aos municípios para a organização, algumas entidades representativas das classes dos professores , movimentos sociais, a exemplo do MST, Quilombola e SINTESE fizeram um protesto e se retiraram do evento aqui. A gente, enquanto Secretaria Municipal da Educação , entende que este protesto é legítimo, mas gostaríamos de registrar também que Estância não poderia se omitir e deixar de discutir, olhar e contribuir com este documento que será a base que vai decidir o futuro da educação no Brasil. Estância não poderia ficar de fora de dar sua contribuição, de mostrar o seu pensamento na construção do documento referencial para o CONAE 2022”, completou.
A etapa estadual ocorrerá em março e até 3 de dezembro todos os municípios sergipanos precisam realizar suas etapas municipais. Os 18 delegados eleitos na etapa municipal representarão Estância na conferência intermunicipal que acontecerá em Lagarto nos dia 6 e 7 dezembro.