2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância recebe primeiro Curso de Residência Médica do Estado de Sergipe

03/03/2022 às 20h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Mais um dia para ficar na história de Estância. Foi com essas palavras que o prefeito do município de Estância, Gilson Andrade (PSD), iniciou a saudação aos residentes da primeira turma do curso de Residência Médica do Estado de Sergipe. As palavras foram proferidas na solenidade de apresentação dos Cursos de Residência em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia ocorrida na tarde desde quinta-feira, 3 de março, no Auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância (Unit). 

A solenidade contou com a presença do reitor da Unit o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, Secretário Municipal da Saúde Lourival Júnior, Diretora da Unit Campus Estância Adriana Rocha e do coordenador do cursos de medicina 

Dr. Richard Cabral. "A cidade de Estância e o grupo Tiradentes fazem história no município, com a implantação do primeiro curso de Residência Médica do Estado de Sergipe. Essa luta iniciamos ainda em 2018, quando pleiteiamos, com a ajuda do ex-deputado André Moura, o curso de Medicina junto ao MEC. A semente foi plantada em 2018, lutamos e conseguimos esse grande feito. Hoje já temos dois cursos de Residência Médica em funcionamento em Estância. Tenho certeza que esse curso permitirá que o município de Estância dê um salto de qualitativo no que tange a qualidade do atendimento. Parabéns Professor Uchôa pela sua visão, por acreditar na educação e por transformar a vida dos nossos sergipanos através da educação", salientou o prefeito Gilson.

"Estamos muito orgulhos de implantar o curso de Residência Médica em Estância. É imensurável os benefícios que esse curso vai prestar à sociedade de Estância, e possibilitará uma melhor qualificação para os nossos residentes. Posso afirmar com certeza que dentro de um ano esses alunos estarão em um nível muito mais elevado, trazendo profissionais muito mais qualificados para melhor atender a população", expressou o professor Uchôa.

Já o coordenador do Curso de Medicina Professor Richard fez questão enaltecer a singularidade do município de Estância nos aspectos culturais e pela posição estratégica da Universidade no 'Quarteirão da Saúde'. "A Unit teve o privilégio de ser a instituição habilitada para a implantação do curso de Medicina. Um privilégio que poucos municípios têm, ter uma Faculdade de Medicina em uma Cidade Cultural e Histórica. Sem contar do 'Quarteirão da Saúde', formado por Universidade, Unidade de Saúde da Família, Hospital Regional e o Centro de Especialidades em Saúde. Isso possibilita uma formação completa e integral em todas as áreas, já que existe a possibilidade de contato com médicos, pacientes, gestores da saúde para ajudar a enriquecer ainda mais o curso", enfatizou.

A residente Lívia Carvalho, recém formada em Medicina, fala da concretização de um sonho que é entrar para Residência Médica. "Estou realizando um sonho. Quando a gente conclui o curso já pensa na especialização, mas todos sabem da dificuldade que é uma prova de Residência. Então ser aprovada é muito gratificante", disse.

Já a soteropolitana Raiza Trindade, fala das expectativas de cursar a Residência em Ginecologia e Obstetrícia. "Como sou de outro Estado estou com muitas expectativas de fazer residência aqui em Estância. Estou muito animada em conhecer a população, suas necessidades na questão da saúde. Espero poder me adaptar, ajudar a população, e trazer novas perspectivas na área da saúde para poder ajudar a população na área de minha formação em Ginecologia e Obstetrícia, uma área que eu me encantei desde o primeiro contato na faculdade", afirmou.

O curso de Residência em Medicina da Família tem duração de dois anos, já o curso de Ginecologia e Obstetrícia tem duração de três anos. Sendo três residentes por cada área de atuação.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação