Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus da Influenza H1N1. De acordo com o último levantamento do Setor de Imunização, em pouco mais de dois meses da campanha, foram aplicadas 15.316 doses da vacina da gripe até o dia 21 de maio.
Do total, 7.558 vacinas foram destinadas à imunização de idosos acima de 60 anos, em sua grande maioria em suas residências. Outras 1.302 doses foram destinadas aos trabalhadores da área da saúde, público-alvo da primeira fase da campanha.
É importante lembrar que a vacina não protege contra o novo coronavírus (Covid-19), mas evita complicações causadas pelo vírus da influenza H1N1, que pode levar o paciente a internações hospitalares.
Apesar do número expressivo, o Secretário da Saúde, Lourival Junior, afirma que a procura pelos grupos prioritários está abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de 90%. "Mesmo diante da pandemia que assola o mundo, realizamos a vacinação superando a meta das duas primeiras fases. Mas a curva se inverteu nessa última fase. Faltando pouco mais de duas semanas para o fim da campanha, foram vacinadas 1.841 crianças de 6 meses a menores de 6 anos ( 32,08%), 319 gestantes (41,43%), 35 doses em puérperas, que são mulheres até 45 após o parto, (27,56%) e 864 doses em adultos de 55 a 59 anos (38,57%)", afirmou.
A Secretaria lembra que se por ventura alguém que pertença aos grupos prioritários não tomou a vacina nas fases anteriores, que compareça na Unidade de Saúde mais próxima, de segunda a sexta-feira das 7 às 13h para receber a dose da vacina, até o dia 5 de junho.