2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância inicia cadastro dos carregadores nas feiras livres do município

Fonte: SECOM - PME
04/08/2020 às 09h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Durante a manhã desta segunda-feira, 3, equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social e Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos iniciaram a realização do cadastro dos trabalhadores informais que fazem “carrego” nas feiras livres do município. A ação, tem como objetivo organizar este segmento, bem como, atender a uma solicitação do MP no que se refere à organização da feira.

“O objetivo hoje é cadastrar estes trabalhadores maiores de 18 anos, fazendo assim a entrega de um colete de identificação, cada um com uma numeração, como forma de organizar a feira, proporcionar segurança aos clientes e consequentemente inibir a prática do trabalho infantil, pois infelizmente, as feiras livres em todo o Brasil ainda são pontos de muita concentração de mão de obra infantil, e esse é o nosso principal desafio”, destacou Maria Lima, coordenadora do AEPETI, Ação Estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Para Maurino Conceição dos Santos, que hoje tem 46 anos e desde os 15 trabalha “pegando carrego” na feira, a ação da prefeitura garante mais visibilidade aos trabalhadores, ao mesmo tempo que proporciona segurança aos usuários do serviço que infelizmente é mal visto por muitos.

“Para nós que trabalhamos na feira é muito importante essa segurança e o cadastro nos garante isso, pois muitas pessoas tem medo de pegar carrego achando que vamos fazer algo ou sumir com as mercadorias e através dessa ação, recebemos um colete com identificação e todos os nossos dados estão guardados na secretaria para garantir a segurança de todos”, disse.

Maria da Conceição, 59, destacou que todas as segundas vai à feira e que essa organização é muito importante e que ajudará e muito na hora da escolha dos trabalhadores para levar suas mercadorias.

“A partir de agora eu só pegarei carrego com o trabalhador cadastrado”, disse.

A ação iniciada hoje, é fruto de um TAC assinado pelo município junto ao Ministério Público do Trabalho para coibir o trabalho infantil.

O cadastro terá continuidade no próximo domingo, 9, na feira do Bairro Cidade Nova. Para os trabalhadores que não realizaram o cadastro nesta segunda por falta de documentação, a Secretaria de Assistência Social estará atendendo os interessados de segunda a sexta no CREA. Para os moradores do Bairro Cidade Nova os trabalhos também serão realizados no CRAS, na próxima quarta, 5, das 8 às 12h.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação