2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância realiza capacitação para as Agentes de Desenvolvimento Infantil – ADIs

Fonte: SEME
05/06/2021 às 21h02

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o tema “A hora do banho na educação infantil”, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Educação, SEME, realizou na manhã desta sexta-feira, 4, uma palestra voltada ao público das Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI’s). O evento contou com a participação da enfermeira, Nadijane Santos, e da massoterapeuta, Laise Costa , que apresentaram técnicas de banho e massagens para melhorar o atendimento aos nossos bebês e crianças estancianas durante a estadia nas creches do município.

“Esse encontro tem o intuito de mostrar a importância do banho, momento este que representa um laço importante do filho para com a mãe e que nas creches é substituída justamente por vocês ADI’s”, disse a Secretária Municipal da Educação, Aurenitha Morgana Souza, ao abrir o evento. Aurenitha aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do amor, do cuidado e do afeto que permeia a profissão do educador.

A secretária adjunta da educação, Geane Carvalho, agradeceu a todos pela presença e enfatizou importância do momento e o esforço da gestão em proporcionar mais conhecimento para o quadro de servidores. “Formação continuada é um dos pilares essenciais para o sistema educacional e a gestão tem tido prioridade na formação continuada dos profissionais da rede em cada modalidade, e na educação infantil não é diferente. Temos tido um olhar pedagógico na educação infantil e esta capacitação é mais um dos exemplos”, afirmou.

“Momento muito importante, pois o banho tem cunho pedagógico e é muito importante aprender as técnicas corretas para que possamos acabar com aquele trauma que muitas crianças possuem na hora do banho”, destacou Debora Soares, uma das ADI’s que participou da formação.

Nadijane Santos, enfermeira, que passou as técnicas do banho para as educadoras da rede destacou que a formação é muito importante, haja visto que possibilita os profissionais que auxiliam no desenvolvimento das crianças a técnica correta do banho. Laise Costa, professora de educação física e massoterapeuta, destacou os benefícios que a massagem oferece aos bebês e crianças.

“Vejo como um papel importante essa formação ofertada para as meninas. A shantala, que é uma técnica de massagem para bebês traz o aconchego, a presença, significa cuidado e acalento e vai contribuir para o desenvolvimento, a melhoria do sono, desenvolvimento motor, melhor funcionamento do intestino”, afirmou

O professor Doutor Damião Oliveira, que coordena o departamento de formação, destacou que a Prefeitura de Estância, através da SEME, tem priorizado a formação continuada e que o encontro de hoje vai proporcionar novas possibilidades e olhares sobre o trabalho diário dos ADI’s.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação