Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
O Rally dos Mares deu a largada nesta segunda-feira, 6, na praia do Saco, litoral estanciano, com destino a Ilhéus, onde a chegada está prevista para o próximo sábado dia 11. Ao total 200 pilotos de jet ski de vários estados brasileiros além de competidores da França e dos Estados Unidos, participaram da prova de resistência, que contou com total apoio da Prefeitura de Estância.
Criado em 2015, por uma iniciativa de seis amigos que resolveram navegar até Salvador, o Rally dos Mares logo se tornou o maior evento de Jet Ski do Brasil. As motos aquáticas deram um colorido especial a região litorânea mais bonita do estado. Presente na largada do Rally o prefeito Gilson Andrade comemorou a escolha de Estância para ser o ponto de partida. "Estou muito feliz que os organizadores ampliaram o percurso do Rally dos Mares que tradicionalmente saía de Salvador para Ilhéus. E nessa edição os organizadores escolheram o nosso litoral como ponto de partida, e vão percorrer mais de 600 km até o seu destino final. Um evento muito importante que movimentou o turismo e a economia local, e que conta com total apoio da Prefeitura de Estância. Esse evento possibilita uma grande visibilidade ao nosso município, e por isso, já conversei com os organizadores para que a próxima edição também tenha o nosso município como ponto de partida", afirmou o prefeito Gilson Andrade.
O organizador do Rally dos Mares, Coronel Roberto Mendonça, explicou o objetivo do evento. "O Rally dos Mares é um projeto de navegação costeira que tem como foco o apoio e desenvolvimento da comunidade local. O nosso intuito é focar no impacto econômico e social da comunidade, alinhando a navegação com o foco no social. Ao total essa edição conta com 20 equipes com cerca de 200 participantes", explicou.
Participante pela primeira vez do Rally, Geraldo Ravani do Espírito Santo, fala da emoção de participar da competição. "Eu tive conhecimento através de alguns amigos e decidir encarar esse desafio. Estou com muita expectativa, sou apaixonado por aventuras e espero que ocorra tudo bem. A cada ano a competição vem crescendo, esss ano já são mais de 200 participantes
e a expectativa é que para a próxima edição ultrapasse os 300", expresou.
Representando o universo feminino Luana Barros fala como é participar desse evento. "No ano passado eu fui a única mulher no meio de 103 homens, e eu estou muito lisonjeada de ter outras mulheres competindo. O meu intuito é incentivar cada vez mais mulheres, e tenho certeza que quem participa pela primeira vez vai querer participar outras vezes, pois isso aqui é muito viciante",afirmou.
Os participantes conheceram um pouco da cultura, musicalidade e culinária estanciana. O som ficou por conta de Fabinho do Acordeon, a nossa cultura esteve representada pelo astro-rei o Barco de Fogo e a culinária ficou por conta do catado de aratu.