2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Prefeitura distribui mais de 100 toneladas de adubo orgânico aos produtores rurais

Fonte: Secom
06/04/2022 às 14h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Estância, de acordo com estimativa do IBGE para 2021, possui quase 70 mil habitantes, desse total, cerca de 15% ocupam a zona rural. A Prefeitura tem realizando um trabalho de apoio a esse percentual de habitantes com inúmeras ações que miram a qualidade de vida no campo. Uma das mais recentes ações é a distribuição de adubo orgânico, sacos de 50 kg, gratuitamente. Mais de 40 comunidades já foram contempladas, e ultrapassa 100 toneladas entregues.

Os pequenos produtores, cadastrados, têm acesso ao produto em área da Escola Agrícola, no Povoado Araçás. De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Thiago Meneses, o adubo serve essencialmente para o fornecimento dos nutrientes necessários para que a planta possa alcançar um bom desenvolvimento. Adubo orgânico é rico em carbono e nitrogênio, altamente benéfico para o solo.

A prefeitura, pela primeira vez na história, garante esse insumo aos produtores da agricultura familiar, assegurando uma cadeia sustentável que beneficia não só o meio ambiente, mas o produtor rural que na sua maioria fica aquém do seu poder aquisitivo adquirir o produto.

O prefeito Gilson Andrade, entusiasta do homem ruralista, tem orientado a citada secretaria a ter a certeza que o adubo chegue a todos aqueles que queiram. Caminhões da Secretaria do Desenvolvimento Econômico ajudam no transporte do adubo sem ônus para o beneficiário.

Para cristalizar a ação em tela, foi selado um Termo de Cessão de Uso de Bens Móveis e Imóveis da Escola Agrícola, firmado entre as secretarias municipais da Educação e Desenvolvimento Econômico, em 28 de novembro de 2018.

Há um Contrato entre a Associação de Pais e Mestres da Escola Agrícola e a planta industrial da AMBEV, situada neste município cujo objeto é o serviço de destinação de resíduos lodo e terra infusória.

O Governo Municipal tem sido presente com ações positivas na zona rural: substituição de pontes de madeira por pontes de concreto; revitalização das estradas vicinais; cessão de horas de trator e distribuição de sementes de milho; programa de melhoramento em bovino (inseminação artificial); realização de torneios e campeonatos de futebol; pavimentação de povoados; reforma das unidades de saúde da família; ações de saúde, ações de educação escolar, entre outras.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação