Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, realizou na noite de segunda-feira, 18, a primeira Assembleia Pública para apresentar e discutir as etapas da regularização fundiária dos Imóveis localizados no Loteamento Futuro (bairro Botequim). O projeto foi lançado pelo prefeito Gilson Andrade (PSD), com o intuito de beneficiar várias famílias que há muitos anos moram em seus imóveis e não possuem o registro (escritura da casa).
"Esse projeto de regularização fundiária beneficia famílias de baixa renda, dando segurança jurídica as famílias que passam a ter a posse do imóvel. Um direito real, que assegura o registro no cartório de imóveis", expressou o prefeito Gilson Andrade.
Na Assembleia, os técnicos da Secretaria de Habitação, explicaram aos moradores sobre o que se trata o Projeto de Regularização Fundiária (PRF), benefícios e as etapas envolvidas no processo do ponto de vista jurídico, ambiental e coletivo. Os trabalhos iniciaram com levantamento de campo e de dados, sobrevoos com uso de drones e plano de voo, para produção de imagens aéreas georreferenciadas da área. Neste mapeamento, são geradas imagens correspondentes a posição geográfica real. Esses dados são usados pela equipe de regularização para construir o memorial descritivo, com informações sobre o tamanho do imóvel, a sua localização espacial, bem como o tamanho correto de cada escritura a ser regularizada e limites atuais.
Benefícios da regularização dos Imóveis
A regularização fundiária traz vantagens e benefícios para a comunidade e moradores que participam do processo de regularização:
-Transforma os núcleos em áreas legalizadas e garante o direito social à moradia.
-Garante a segurança jurídica do imóvel, facilita a obtenção de financiamentos para melhoria dos imóveis.
-Os imóveis se valorizam. -Promove a integração social e a geração de emprego e renda.
-Permite o acesso aos serviços públicos da cidade.
Esse conjunto de ações, resultam em mais qualidade de vida e novos patamares de desenvolvimento social para o município.
Presenças
A audiência pública contou com a presença do Secretário de Infraestrutura e Habitação Rafael Góis, do Secretário da Comunicação Heverton Ribeiro, Secretário do Desenvolvimento Econômico Thiago Menezes, Da Coordenadora de Habitação Maria de Fátima, da Assistente Social Heid Mariane e dos moradores do Loteamento Futuro.