2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Turbilhão de Obras: Estância recebe presentes da prefeitura em seu 176º aniversário

Fonte: SECOM
06/05/2024 às 19h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em comemoração ao 176º aniversário da cidade, a Prefeitura de Estância reitera seu compromisso de longa data com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de sua comunidade. Este ano, as celebrações foram especialmente significativas, marcadas por uma série de inaugurações e projetos emblemáticos.

A revitalização da Praça Barão do Rio Branco e a instalação do Monumento do Barco de Fogo, no sábado, 04, destacam-se como marcos importantes, não apenas em termos de renovação urbana, mas também como expressões tangíveis da rica cultura junina que floresce em Estância. Estes esforços refletem o compromisso da administração municipal em promover as tradições locais que dão vida à cidade. Essas adições à paisagem urbana convidam a todos para conhecer de perto esses novos marcos.

Para celebrar esse marco histórico com sucesso, a prefeitura realizou um número expressivo de iniciativas voltadas para garantir dignidade à população e elevar a autoestima dos cidadãos. A galhardia popular e a maestria da gestão municipal foram evidentes durante as festividades de aniversário da cidade.

A transformação da Praça Barão do Rio Branco em um verdadeiro cartão-postal foi possível graças a uma parceria com o Governo Federal, através de uma emenda parlamentar do então deputado André Moura, somada aos recursos do Município.

O monumento do Barco de Fogo, uma representação emblemática da sergipanidade, agora embeleza a praça, consolidando ainda mais o título de ‘Capital Brasileira do Barco de Fogo’. Com 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e 3 metros de altura, esta obra é uma homenagem às tradições juninas de Estância.

O prefeito Gilson Andrade destacou a importância do Barco de Fogo como um ícone dos festejos juninos da cidade, lembrando também da legislação que instituiu o Dia do Barco de Fogo (11 de junho) incluído no Calendário Estadual das Festividades Juninas, uma iniciativa de sua autoria quando ainda era deputado.

As inaugurações e iniciativas realizadas pelo Governo Municipal demonstraram um compromisso com a inclusão e o desenvolvimento da comunidade estanciana. Além das obras já mencionadas, outras ações foram concretizadas, como assinatura de ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Humberto Ferreira (litoral), a entrega de fardamento aos alunos da rede municipal de ensino e a entrega das escrituras dos imóveis do loteamento Futuro – 1.

A prefeitura planeja lançar uma licitação para a construção de uma quadra esportiva na Escola Emílio de Paula, no povoado Riboleirinha, visando atender às necessidades dos estudantes da região.

Eventos e Inaugurações:

  • Inauguração da Creche Carmem Prado Leite, localizada no bairro Alecrim.
  • Inauguração do CRAS Olga Benário, servindo à comunidade do bairro Cidade Nova.
  • Conclusão da pavimentação da Rua 06, no Conjunto Paulo Amaral.
  • Lançamento do Centro de Especialidades em Saúde, ampliando os serviços de saúde na região.
  • Inauguração da quadra esportiva na Escola Zarria, beneficiando o bairro Alecrim.

Outras iniciativas:

  •  Concessão do Troféu Barco de Fogo, em homenagem aos agentes culturais.
  •   Realização da Corrida Cidade Jardim.
  •   Apresentações musicais evangélicas e católicas, com Willian Sanfona e Banda Som e Louvor.
  •   Desfile do Xiré de Matrizes Africanas, percorrendo as ruas do centro.
  •   Entrega das escrituras dos imóveis do loteamento Futuro – 1.
  •   Apoio irrestrito ao Festival de Poesia Falada, realizado pelo Clube de Poetas.

O aniversário de 176 anos não é apenas uma celebração do passado, mas também um momento para olhar para o futuro com otimismo e determinação. A Prefeitura está comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com a comunidade para construir uma cidade mais próspera, inclusiva e vibrante para todos os seus cidadãos.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação