2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Medalha Pedro Homem da Costa é entregue a instituições que contribuíram com o desenvolvimento de Estância

01/10/2021 às 18h21

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Como parte das celebrações alusivas aos 400 anos de povoação de Estância, marco histórico que surge a partir da Carta de Sesmaria, o Governo Municipal de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, realizou na última quinta-feira, 30, na Câmara de Vereadores de Estância, a entrega da Medalha Pedro Homem da Costa as diversas instituições e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento e crescimento da Cidade de Estância. 

A escolha da Medalha Pedro Homem da Costa se deu por ser atribuída ao Mexicano as primeiras povoação de Estância, com a construção da primeira capela no ponto mais alto da cidade. A partir do seu entorno, a cidade passou a ser edificada. Na solenidade o poder público municipal buscou reconhecer algumas instituições que de forma efetiva contribuíram para a cidade ser uma das mais importantes do Estado. 

O evento bastante concorrido contou com a presença do Prefeito de Estância Gilson Andrade (PSD), do Governador do Estado de Sergipe Belivaldo Chagas (PSD), vereadores, secretários entre outras personalidades. O governador Belivaldo Chagas recebeu a homenagem em nome do Estado de Sergipe, que no ano passado comemorou o seu bicentenário. Um estado pujante, que se destaca pelos seus atrativos naturais, culinárias e pela sua rica cultura. 

Além do Governo de Sergipe, receberam a horaria a Centenária Lira Carlos Gomes, o Centenário Hospital Amparo de Maria, o Grupo Constâncio Vieira que há quase um século mantém atividades no setor têxtil. A Diocese de Estância, que foi representada pelo Bispo Diocesano Dom Giovanni Crippa. Também a instituição de Ensino Superior do Grupo Tiradentes (UNIT), foi homenageada na pessoa do fundador do grupo e reitor da Universidade o professor Jouberto Uchôa de Mendonça. 

O parlamento estanciano também foi agraciado com a Medalha Pedro Homem da Costa, devido à importância do Poder Legislativo como instrumento fiscalizador e proponente das leis de interesses da sociedade estanciana. A medalha foi recebida pelo atual presidente Misael Dantas, que representou os demais pares da casa. Outro segmento agraciado com a Medalha foi o Ministério Público Estadual, instituição responsável pela defesa dos interesses da sociedade perante o poder judiciário. Na solenidade, a instituição foi representada pela promotora Dra. Karla Chistiany. 

A solenidade homenageou ainda o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que tem a responsabilidade de preservar o Patrimônio Histórico Cultural. Pela instituição recebeu a Medalha o Superintendente Diego Passos. Também na linha de prevenção histórica, foi homenageado o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), órgão responsável pela prevenção dos documentos da história de Estância e do estado. Pela instituição recebeu a homenagem a pesquisadora da Cultura popular, com diversos trabalhos sobre a Cultura estanciana, a professora Aglaé Fontes. 

Por fim, foram homenageadas duas pessoas que demonstram a simplicidade do povo estanciano, e moradores do Bairro Porto D' Areia. A lavadeira de roupa Maria José, a Maria dos Canudinhos e o pescador e foguteiro Valter Santos do Nascimento, figuras icônicas que contam muito da história do povo estanciano. 

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação