Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Na manhã de hoje (06/12), o prefeito de Estância, Gilson Andrade, recebeu em seu gabinete a secretária municipal da Assistência Social, Gabriela Menezes, acompanhada da coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher e das Políticas Públicas da Mulher, Maria Guadalupe, para entrega do laço branco, que simboliza o apoio da Prefeitura de Estância à Campanha Internacional Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher.
No Brasil, a campanha é coordenada por uma Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), grupo de entidades não-Governamentais e núcleos acadêmicos que atuam na área de gênero. As ações são em consonância com a Campanha Internacional que surgiu no Canadá.
De acordo com os coordenadores, “a Campanha Brasileira do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e Justiça social.
Em linhas gerais, são desenvolvidas estratégias de comunicação e ações políticas voltadas a homens de diferentes idades e em diferentes contextos, bem como palestras, ações comunitárias e distribuição de material alusivo à campanha em atos públicos. Intervimos também em processos de formulação e monitoramento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, na forma de controle social sobre as ações do Estado”. O campo de atuação da campanha é bem amplo, eles possuem intervenção em escolas públicas, entidades de saúde, instituições públicas e privadas, órgãos de segurança pública e espaços públicos em geral onde se encontram os homens.
Entre as ações, a prefeitura, através das secretarias municipais da Defesa Social e Cidadania, da Assistência Social e da superintendência municipal de Trânsito e Transporte, realizou na manhã de hoje, uma blitz na praça Barão do Rio Branco, distribuindo fitas brancas e panfletos sobre a campanha de conscientização.
A coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher e das Políticas Públicas da Mulher, Maria Guadalupe, falou sobre a campanha: “infelizmente, ainda atendemos muitas vítimas de violência doméstica com acompanhamento contínuo feito por nossa equipe, mas a nossa intenção é de que não tenhamos registros assim, por isso convidamos todos, especialmente o público masculino, a se somarem nesta luta pelo fim da violência contra a mulher”.
A secretária municipal da Assistência Social, Gabriela Menezes, também realizou o convite e abordou sobre a importância da prefeitura apoiar a campanha: “Convidamos o público masculino para esta luta, que tem o objetivo de orientar a população sobre o machismo e as diversas formas de violência de gênero. Assim, promovemos juntos o direito à proteção da mulher, à liberdade e à democracia. O apoio dado pela prefeitura à campanha é muito importante, pois mobiliza outras pastas a se somarem aos esforços de conscientização, em prol da árdua tarefa pelo fim da violência”.
Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade, “a conscientização é essencial, pois é o primeiro passo para fazer as pessoas, sobretudo os homens, entenderem que esse tipo de prática violenta é inaceitável. É nosso compromisso de vida e, também como gestão, apoiar tudo voltado à preservação, à proteção e à ampliação dos direitos da mulher”.