2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

SEMDEC faz balanço das ações da Guarda Municipal de Estância no primeiro mês de 2021

08/02/2021 às 21h38

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, SEMDEC, fez um balanço das ações da Guarda Municipal durante janeiro, período onde a GME foi solicitada 160 vezes pela população através do Disk Denúncia 153.

“A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, SEMDEC, é um órgão que atende diretamente a população, seja através do nosso PROCON, da Defesa Social ou da Guarda Municipal, instituição esta que em janeiro atendeu 160 chamados dos estancianos, muitos destes, por perturbação ao sossego”, disse o Coronel Enílson Aragão, secretário da pasta.

Segundo as informações, das 160 ligações, 143 foram decorrentes de perturbação ao sossego, o que equivale a 89,37% das ocorrências. Pelo Disque Denúncia também houve ocorrências de desacato, vandalismo, resgate de animais, obstrução de via, maus tratos a animais, roubo de moto e denúncia de carvoaria clandestina.

Em janeiro a GME apreendeu dois simulacros de armas de fogo e conduziu três pessoas até a delegacia. Uma carroça furtada foi localizada e devolvida ao seu proprietário.

O Pelotão Ambiental, além de atender a 134 das 143 ocorrências de perturbação ao sossego, resgatou 10 animais silvestres e atendeu a três ocorrências de maus tratos a animais. Foram 2 ocorrências de desmatamento e três de queimadas.

O Pelotão de Guardas Vidas atuou todos os finais de semana na região litorânea, atendendo a 23 ocorrências, destas, 18 por afogamento.

A ROTAM, Ronda Tática Municipal realizou diversas abordagens e participou juntamente com a SMTT e GETAM de operações de combate a perturbação ao sossego, bem como, ações de combate a delitos no município. O grupamento atendeu a 21 chamados via alarmes dos prédios monitorados eletronicamente. Foi realizada uma abordagem a veículo por direção perigosa, 3 chamados por conta de agressões em espaços públicos, além de diversas outras ocorrências como recuperação de furto, contenção de fogueira em praça pública, apoio a evento religioso no Bairro Bomfim, assim como, apoio a ações realizadas pelas secretarias do município. O ROTAM atendeu a dois chamados de ocorrências de pessoas consumindo drogas em espaços públicos, bem como, duas ocorrências de pessoas portando arma branca e em atitudes suspeitas.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação