2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância fomenta o melhoramento genético de bovinos

Fonte: Secom PME
04/03/2021 às 19h27

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Governo Municipal tem apostado na política de melhoramento genético em bovinos pertencentes a pequenos produtores da zona rural de Estância.

A inseminação artificial possibilita melhorar a genética do rebanho em menor período de tempo, utilizando de sêmen de touros certificados em suas características reprodutivas e produtivas.

A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem gerado a oportunidade de pequenos produtores de bovinos de raça comum, a terem bois e vacas de qualidade e de raça por meio da Inseminação Artificial; o programa oferta o sêmen de três raças diferentes: Girolando, Holandês e Nelore, os dois primeiros são de gado leiteiro e o último de gado para o abate.

A Prefeitura já tem agendados pedidos de 50 pequenos produtores cadastrados este ano. O programa tem sido abraçado pelos produtores e registra 686 contemplados no período de 2018 a 2020. A inseminação artificial é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, com a utilização de equipamentos específicos, com o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho.

Para efetuar a Inseminação Artificial foram licitados e comprados os materiais utilizados no procedimento tais como: bujão de armazenamento das doses dos sêmens, os quais precisam ficar congeladas a uma temperatura de 196 graus negativos e, também, adquirido o aparelho aplicador. A partir do momento em que o serviço é solicitado pelo produtor, a Prefeitura fornece todo o serviço, incluindo o técnico, o senhor José Francisco, responsável em realizar o procedimento.

Além desse importante programa, a Prefeitura oferece a Vacinação de Equinos (animais de trabalho e montaria), objetivando prevenir o Mal de Roda (Bambeira Equina) e Tétano, alcançando carroceiros e pequenos agricultores da região rural. Entre 2018 2020 somaram 1.000 beneficiados.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação