2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Exposição que celebra os 40 anos da Agremiação Amantes do Samba é aberta para visitação pública no Memorial da Cultura

22/02/2022 às 19h43

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SECULTUR), preparou uma diversidade de atividades culturais para celebrar o 'Ano Cultural Zé de Dome'. Nesta terça-feira, 22, foi aberta para visitação pública a exposição "Carnaval, Folia e Arte Zé de Dome - Um Gênio Estanciano no Carnaval, 40 anos da Agremiação Amantes do Samba". 

A exposição temática segue em cartaz até o dia 4 de março, com horário de visitação das 8 às 17 horas. Nela, é possível emergir em uma viagem na história dos desfiles Carnavalescos da Amantes do Samba. Composta por fotografias, mini-carro alegórico, samba enredo memoráveis fantasias, alegorias e adereços, a exposição traz o colorida e o brilho do carnaval. 

"A exposição conta a história de uma Escola do Samba surgida há quatro décadas, debaixo de um pé de jaqueira, no bairro Botequim. Essa exposição temática tem o objetivo de embelezar, enriquecer ainda mais a nossa cultura nesse momento de restrição às manifestações culturais. Ao montar a exposição fizemos uma seleção de desfiles memoráveis da Amantes do Samba, trazendo destaques, mestre sala e porta bandeira, ala das baianas, fotografias de desfiles anteriores e a fantasia da nossa rainha. Sem esquecer da nossa riquíssima sala de troféus. Onde destacamos o título de 1984, apenas dois anos após a fundação da Amantes. Então, faço o convite para que venham prestigiar nossa exposição. Tenho certeza que ao adentrar no Memorial você já se sente dentro da avenida e se contagia com o clima do Carnaval", explicou o carnavalesco e fundador da Amantes do Samba Gerson Rodrigues. 

Já a Secretária da Cultura e Turismo destacou a resistência da Agremiação ao longo dos 40 anos. "Mesmo em tempos de pandemia nós buscamos manter viva a alegria momesca viva. E, através da exposição, estamos trazendo um pouco da história dos 40 anos da Agremiação Amantes do Samba. Uma exposição alegre, colorida, que tem uma bateria pulsante. Então deixo o convite para que todos possam prestigiar a exposição sobre a nossa arte e nossa cultura que tanto precisamos enaltecer", disse. 

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação