2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância incentiva plantio do Bambu

Fonte: Secom PME
30/05/2021 às 16h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O bambu é uma das importantes matérias-primas utilizadas na fabricação do buscapé, da espada, do barco de fogo, artefatos que “iluminam” os festejos juninos de Estância. O bambu está a cada dia mais escasso e os fogueteiros têm que se deslocar do município em busca do mesmo.

Pensando em proporcionar a oferta do referido material aqui mesmo no município, a Prefeitura deu início a um projeto-piloto com o plantio de cinco tarefas de bambus nas terras da Escola Agrícola, no Povoado Araçás.

Na manhã de hoje (30), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, foram plantadas as sementes do bambu, ato acompanhado pelo prefeito municipal, Gilson Andrade, pelo presidente da Associação de Fogueteiros e Barqueiros, Professor Dió, por repentistas e emboladores.

“Sem a espada, sem o buscapé, sem o barco de fogo, os festejos juninos de Estância perdem o brilho, perdem sua identidade, não teriam a sua importância. Com essa ação nós estamos incentivando a produção da matéria-prima. Em conversa com os fogueteiros a cada ano eles têm ido buscar essa matéria-prima cada vez mais distante. Com certeza daqui a quatro anos os nossos fogueteiros não irão mais a locais distantes em busca do bambu”, disse o prefeito.

“Estância tem no seu São João, como carro-chefe, o buscapé, a espada, o barco de fogo, então, precisava de um incentivo dessa natureza, precisava dessa ação de revitalização da cultura do bambu. Então, a partir de hoje, com esse incentivo dado pela Prefeitura, podemos dizer que teremos a nossa plantação de bambu, precisávamos disso, um incentivo agrícola-cultural”, disse o presidente da Associação dos Fogueteiros.

De acordo com a sabedoria chinesa o bambu representa prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva; o buscapé, a espada, barco de fogo são artefatos que engrandecem as noites dos festejos juninos e, também, garantem a Estância o título de Capital Brasileira do Barco de Fogo.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação