2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Conselho Municipal de Políticas Antidrogas potencializa conhecimentos sobre dados estatísticos dos registros criminais de Estância

Fonte: Secom
12/03/2022 às 08h18

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Atendendo ao planejamento estratégico das ações e metas deliberadas em reunião do colegiado, os membros do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas (COMAD) foram contemplados na reunião ordinária realizada nessa quinta-feira, 10, com a presença do especialista e sociólogo Sérgio Bonfim, que integra a Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da Secretária de Segurança Pública - CEACRIM.

 Na oportunidade Sérgio Bonfim fez uma exposição dos dados estatísticos dos registros criminais de Estância e fez um comparativo entre os anos de 2019 e 2021, destacou os delitos de maior frequência por bairro com incidências nos dias da semana e intervalos de horários.

Os dados apresentados foram extremamente importantes, pois, representam um diagnóstico da criminalidade decorrente na cidade, que podem ser usados como fonte de consulta em estudos a ser realizados pelos integrantes do COMAD. Foi explanado que a CEACRIM exerce papel importante na estrutura da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, haja vista, que possibilita ao gestor de segurança a construção de políticas públicas mais eficazes e efetivas, que resultarão no abatimento dos índices da criminalidade.

O secretario Municipal da Defesa Social e presidente do COMAD, coronel Enílson Aragão, afirmou que esses dados estatísticos são ferramentas importantes na identificação da "Mancha Criminal", o que possibilita traçar estratégias de aplicação do policiamento ostensivo e orientado na busca por resultados eficazes na defesa da vida e da incolumidade das pessoas.

O vice-presidente do COMAD, professor Sílvio Freire, acrescentou também que esses dados podem ser trabalhados em sala de aula, porque a educação também anda na perspectiva da prevenção.

A apresentação se deu da seguinte forma:

- Selecionadas as 10 maiores ocorrências criminais em Estância de 2021.

- Comparadas às ocorrências dos anos 2019 e 2020.

- Detalhadas essas 10 ocorrências por bairro e faixa de horário.

- Elencadas as 10 maiores ocorrências criminais em Estância de janeiro e fevereiro de 2022.

- comparadas essas ocorrências com as de 2019, 2020 e 2021 (mesmo período).

- Detalhadas essas 10 ocorrências por bairro e faixa de horário.

- Análise dos Homicídios dolosos em Estância.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação