2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Estância se reinventa para não deixar apagar a chama do São João mais cultural do Brasil

Fonte: SECOM Estância
30/05/2020 às 10h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O estanciano passa o ano inteiro contando os dias para chegar o mês em que se celebra os santos juninos, época de muita festa, movimentação no comércio e tradição. Este ano, com a pandemia da Covid-19, a maior celebração festiva/cultural da Capital Brasileira do Barco de Fogo teve que ser cancelada, porém, a Prefeitura de Estância está se reinventando para manter vivo o sentimento de pertencimento do estanciano pela sua festa maior, e com isso, realizará no próximo domingo, 31, data em que tradicionalmente é dado o início do São João de Estância, a “Live da Salva”, uma opção para de longe, aproximar os estancianos da sua paixão, o São João.

“Nos últimos três anos o estanciano se acostumou com um São João diferenciado. Uma festa com muita responsabilidade, diversidade cultural e shows de grandes artistas nacionais, regionais e, principalmente, locais. Este ano não seria diferente, porém, a pandemia nos pegou de surpresa e por isso, para não deixarmos a nossa essência se acabar, resolvemos fazer uma festa virtual, uma salva on line com as nossas tradições e os nossos artistas, e por falar em artistas, encaminharemos na próxima semana um projeto de lei para a câmara de vereadores para que possamos viabilizar uma ajuda financeira no mês de junho aos protagonistas da nossa festa maior, os nossos agentes culturais”, disse o prefeito Gilson Andrade.

A “Live da Salva” contará com a apresentação de artistas locais que dividirão a tela dos celulares e computadores dos internautas com um show de imagens que estão sendo preparadas para fazer o estanciano reviver o melhor dos festejos dos últimos anos, época em que a cidade resgatou a sua tradição, realizou diversos concursos juninos e arrastou os maiores públicos de todos os tempos do forródromo. Através da “Live da Salva” o internauta poderá matar a saudade das manifestações culturais, como quadrilhas juninas, batucadas, os shows pirotécnicos e o majestoso barco de fogo. Também serão exibidas as manifestações religiosas/culturais, como bênção da fogueira, procissões dos santos juninos, hasteamento das bandeiras, cortejo dos Marujos de Chico Surdo e tudo que contempla o São João mais plural do Brasil.

“Estamos finalizando os detalhes. Pelo menos doze bandas já confirmaram presença e irão se apresentar em horários pré determinados, respeitando as normas de distanciamento social, tudo isso, para que possamos manter nossa tradição e apresentarmos aos internautas além de muito forró, um misto das nossas riquezas culturais, culinária e tradições”, disse o secretário da Cultura, Manoel Messias.

O anúncio da realização da “Salva” no formato virtual foi dado pelo prefeito durante live realizada na última quinta-feira, 28. Após o anúncio, diversos artistas se manifestaram nas redes sociais e agradeceram a gestão pública pela iniciativa.

Auxílio para agentes culturais:

Na próxima semana a Prefeitura de Estância encaminhará um projeto de lei que beneficiará os agentes culturais que fazem acontecer o São João de Estância.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL DA LIVE DA SALVA

31/05 às 20h

Youtube da Prefeitura de Estância: https://www.youtube.com/channel/UCwbjNlh8qfAb4iwvH6XE59Q

FABINHO DO ACORDEON

JORGE MARAVILHA

EUGÊNIO BISPO

BICHO DANADO

CHIRLYS TRINDADE

KÁTIA SILVA

GARDÊNIA MEL

KEU/ BANDA GONZAGUEANDO

BAILE NA VILA

WILLIAN FERRAZ

THYTA BARRÃO

LAINY MARINHOS E FLÁVIO

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação