2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

CMDCA e Prefeitura de Estância realizam Seminário de Valorização à Vida, em alusão ao Setembro Amarelo

12/09/2023 às 17h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na tarde desta terça-feira (12), aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes, campus Estância, o Seminário de Valorização à Vida, em alusão ao Setembro Amarelo, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceria com a Prefeitura de Estância através da Secretaria Municipal da Assistência Social.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 (dez) principais causas de mortalidade em todo o mundo. A orientação da população sobre as principais causas, fatores de risco e formas de prevenção pode auxiliar a prevenir e reduzir o número de mortes por suicídio. 

O seminário abriu oficialmente a programação de ações educativas do município, voltadas principalmente à prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes, que no último dia 10, celebrou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 

Para o Presidente do CMDCA, Raul Muller, o evento "trata de chamar a atenção de todos para uma questão de extrema importância, e que muitas vezes passa despercebido pela sociedade".

A Secretária Adjunta da Assistência Social, Marta Monteiro, que na oportunidade representou a Secretária Municipal Gabriela Meneses, afirmou que o evento "nos chama para muito além da vida. É a oportunidade de nos enxergarmos como animais dotados de razão, mas sobretudo de coração, movidos por sentimentos e que necessitam de afeto para uma vida equilibrada e saudável... uma oportunidade de reencontro com nós mesmos".

O evento contou ainda com o apoio da Diretoria Regional de Educação- DRE-01, e da Guarda Municipal de Estância - GME, que na oportunidade realizou uma apresentação do tema com o Teatro de Fantoches, um projeto de prevenção iniciado pela corporação nas escolas da rede municipal de ensino.  

Ainda estiveram presentes na solenidade a Secretária Adjunta da Defesa Social e Cidadania Cláudia Trindade, conselheiros tutelares, membros do CMDCA, profissionais das secretarias municipais da Assistência Social, da Saúde, da Educação e da Defesa Social, além de alunos das escolas das  redes municipal e estadual de ensino.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação