2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância alerta catadores sobre o período do defeso do caranguejo-uçá

05/01/2022 às 13h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


 Nesse período é proibida a captura e comercialização do crustáceo

Com o objetivo de garantir a recuperação da população natural da espécie do caranguejo-uçá, a Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), alerta os catadores e comerciantes sobre o primeiro período do defeso de 2022 que se estende até o próximo dia 8 de Janeiro. 

Durante esse período, o crustáceo entra na fase de reprodução (popularmente conhecido como andada), época em que fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie nos estados de Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia de acordo com a Portaria 325/2020. 

Defeso

O período de defeso do caranguejo-uçá (ucides cordatus) ocorre em períodos de lua nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude. Se não houver o defeso as espécies ficam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação da espécie.

Neste ano, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em cinco datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia. O próximo defeso  ocorrerá de 2 a 7 de fevereiro, quando novamente haverá lua nova. O terceiro período será de 3 a 8 de março, com mais uma lua nova e o último defeso será de 19 a 24 de março, na lua cheia.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação