2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Dia da Batucada | Festival da Estancianidade marca início do Ciclo do Fogo em Estância

23/12/2021 às 09h30

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na Cidade Berço da Cultura Sergipana, a chegada do mês de dezembro tem um significado peculiar. Além das tradicionais comemorações natalinas, o último mês do ano, traz um simbolismo muito peculiar, imortalizado na composição 'Samba de Coco' de Raimunda Andrelina. 

🎶É em dezembro a tirada do bambu de acordo com a lua 

pro fogo não dar chabú.🎶 

Partindo deste plano de fundo, o Município instituiu no seu Calendário Festivo, o Dia da Batucada, manifestação folclórica genuinamente estanciana muito associada ao período junino. Mas o que muitos desconhecem é que o chamado “Ciclo do Fogo" tem início no mês de dezembro, época em que os fogueteiros adentram as matas em busca da principal matéria primeira para fabricação de um dos atrativos principais dos festejos juninos da Capital Brasileira do Barco de Fogo: o bambu. Máteria prima essencial para fabricação dos fogos de artifícios. 

A data foi comemorada com o "Festival da Estancianidade" com um grande Cortejo Cultural, organizado pela Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SECULTUR), com a presença das Batucadas: Buscapé, Navegantes, Novo Horizonte, Quebra-Coco e Porta D' Areia. 

"A nossa gestão marca mais um gol de placa no que tange a ampliação e preservação da Cultura de Estância. Em 2019 foi criado o Cortejo 'Marujos de Chico Surdo', e agora, nós estamos estabelecendo as comemorações alusivas ao Dia da Batucada. Data instituída dentro do ciclo natalino mas que tem um simbolismo muito grande , que é a retirada do bambu por nossos fogueteiros. Fiquei muito feliz de ver a alegria do estanciano celebrando e recebendo a passagem dos grupos folclóricos.  Hoje, foi um pequeno aperitivo do que estamos preparando para os nossos festejos juninos que, se for possível realizar, sem sombra de dúvida serão o maior e melhor de todos os tempos", comemorou o Prefeito Gilson Andrade. 

O cortejo saiu da Avenida Getúlio Vargas, em direção a Praça Barão do Rio Branco, palco da efervescência cultural de Estância. Foi em meio a decoração da Cidade Natalina, que ocorreram as apresentações das batucadas, exposição do Astro-Rei dos Festejos Juninos, o Barco de Fogo. Além do cordel recitado pelo Padre Nivaldo e apresentação musical do 'Canta Nordeste' com José Francisco. As apresentações das Batucadas e dos Barcos de Fogo contaram com recursos da Lei de Incentivo a Cultura (Aldir Blanc). 

O evento contou com a presença de vereadores, secretários, agentes culturais, mestres fogueteiros e do público em geral. 

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação