Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Com o objetivo de traçar um diagnóstico cultural que possa fortalecer a região sul sergipana, foi realizada na tarde da última quinta-feira, 15, em Estância, o 1º Encontro Sul Sergipano de Secretários de Cultura de Sergipe. O encontro foi realizado na sede da Secretaria da Cultura do município e contou com a participação de secretários e representantes de 7 municípios da região.
“Foi um encontro extremamente produtivo com a presença e participação de vários municípios. Os secretários e seus diretores de cultura explanaram sobre a realidade de estar na frente de uma pasta tão importante e complexa quanto a Cultura. Estância foi indicada e eleita para representar o território SUL SERGIPANO FORCULT e o meu papel à frente desta representatividade é de um valor ímpar. O objetivo é agregar, entender as complexidades e a autenticidade de cada município. Cada um tem sua particularidade e é esta particularidade que temos que reconhecer, valorizar e divulgar”, disse Lidiane Nobre, Secretária da Cultura e Turismo de Estância, atual coordenadora territorial do sul Sergipano.
“Esse encontro veio pra fortalecer a política pública de cultura da região sul, bem como fortalecer a relação entre os secretários municipais que tiveram essa oportunidade para estudar estratégias para que os agentes culturais dos municípios da região possam ser valorizados. Gostaria de parabenizar a secretária de cultura e dizer que fiquei muito agradecido pelo empenho da Secretária Lidiane Nobre em pleitear este encontro e se engajar com as demais secretarias para que possamos participar dessa troca de experiência que é de grande valia para todos nós gestores de cultura. Foi uma oportunidade ímpar para que pudéssemos agregar as experiências exitosas que os municípios apresentaram para que possamos fortalecer a cultura do nosso município, bem como a valorização dos nossos agentes culturais, por isso reafirmo a importância deste encontro para que as políticas públicas de cultura aconteçam de forma satisfatória”, disse Aberlânio Ancelmo da Silva, Secretário da Cultura do município de Cristinápolis.
Angelita dos Santos, Secretária da Cultura de Umbaúba, fez uma explanação da sua experiência à frente da pasta há 5 anos e enfatizou que a paixão pela cultura é o que move o secretário. Ela enfatizou a dificuldade que é administrar uma pasta que é pouco valorizada e afirmou que encara os desafios com o propósito de transformar a realidade do seu município.
“A próxima reunião será na cidade de Santa Luzia onde iremos tratar de alternativas que possam envolver os municípios em ações e projetos futuros para um upgrade na região.”