2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

COMAD REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO 2° SEMESTRE/2022

Fonte: Secom
16/07/2022 às 07h26

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de dar continuidade às reuniões ordinárias, previstas para o 2° semestre do ano 2022, o Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas (COMAD) realizou a primeira reunião do segundo semestre de 2022, oportunidade em que foi realizada palestra ministrada pelo graduando em psicologia, Marcelo, colaborador do Batalhão de Restauração, que discorreu sobre as normativas de regulamentação da rede de assistência às pessoas com dependência química.

O palestrante enunciou sobre a Lei 11.343/2006 que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas Contra Drogas (SISNAD), que prescreve medidas para a prevenção do uso indevido e atenção e reinserção  de usuários e dependentes de drogas, enfatizou a importância de o SISNAD atuar em conjunto com sistemas tais como: o SUS, o SUAS, o SUSP e outros sistemas relacionados, por meio da distribuição de recursos técnicos e financeiros nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.

As ações para o cuidado efetivo das pessoas com dependência química precisam ocorrer a partir de uma real integração entre as várias redes de tratamento, assistência e cuidado. A instrução normativa detalha ainda quais são os serviços que compõem:

Atenção Primária, a Atenção Especializada, a Atenção Hospitalar, o Residencial de Acolhimento Transitório, a Atenção de Urgência e Emergência, os Grupos de Apoio e as Estratégias de Desinstitucionalização às Pessoas com Transtornos Mentais em extrema vulnerabilidade e sem vínculos familiares.

A coordenadora Thannata,  do Projeto de Equoterapia do Batalhão de Restauração, realçou a eficácia do método terapêutico que utiliza o cavalo  dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação, equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. A coordenadora Thannata exibiu vídeos com depoimentos de familiares das pessoas que desenvolvem essa atividade, os quais emocionaram a todos os conselheiros presentes. O evento se deu no dia 14, na Secretaria da Defesa Social e Cidadania.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação