Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 16, no salão nobre do Paço Municipal, foram empossadas como novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, CMDM, 12 mulheres que durante o próximo biênio terão a missão de criar e manter políticas que visem eliminar todo o tipo de violência contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do município.
O prefeito Gilson Andrade desejou boas vindas a todas as integrantes e enfatizou a importância do papel de cada uma das novas conselheiras. “Espero que cada uma de vocês possa encarar este desafio com serenidade, compreendendo a importância deste Conselho e contribuindo para que possamos garantir ainda mais os direitos das mulheres”, disse Gilson Andrade, Prefeito de Estância.
“Hoje aconteceu a posse das novas conselheiras que vão constituir o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, um órgão que trabalha em parceria com toda a rede e que é muito importante, pois é o conselho que fiscaliza, que faz as reuniões, que delibera e que compõe a rede de proteção da mulher”, disse Danielle Souto Mulhert, Secretária Municipal da Assistência Social.
Maria Guadalupe, Lupinha, Coordenadora do CREAM, destacou a importância do Conselho e desejou boa sorte a todas as novas integrantes. “Hoje empossamos as representantes das entidades não governamentais e governamentais que foram eleitas no terceiro Fórum. Elas irão compor o conselho que é um órgão deliberativo ligado à Coordenadoria da Mulher e que tem um papel muito importante nesta luta de proteção aos direitos das mulheres, por isso, desejo boa sorte a cada uma das novas integrantes”, disse.
A Promotora de Justiça Dra Cecília Nogueira Guimarães, da Procuradoria da Mulher, destacou a importância do CMDM. “O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres é importante a partir do momento que ele delimita. É ele que define políticas públicas municipais das mulheres, pré estabelecendo por si só essa política com a autonomia municipal, com os próprios olhos do município. Ele caminha com as próprias pernas, fazendo com que o município salvaguarde essas mulheres dessa vulnerabilidade, dessa equidade, nessa busca de paridade. Esse conselho aqui é responsável por dar dignidade e cumprimento às leis e por si só, independentemente dos órgãos fiscalizadores, dos demais poderes ou da rede, aqui nós temos a parte municipal trabalhando, a parte municipal também fiscalizando, buscando e incitando a implementação do campo e do espaço da mulher”, frisou.
Karina Liberal, que assumiu uma das vagas no conselho, destacou sua expectativa com a nova missão que lhe foi concebida. “Espero passar tudo que escuto sempre sobre as necessidades das mulheres. Nós que trabalhamos na área de comunicação, que fazemos ações nas comunidades, a gente escuta muito as mulheres e acaba sendo essa representação para elas que nos procuram e mandam mensagens para falar o que estão passando, falar seus anseios, portanto, o que pretendemos é trazer isso e ser o elo entre elas neste espaço de discussão e debate ”, destacou.
Ao total o conselho será formado pro 24 mulheres, sendo 12 titulares e 12 suplentes. O conselho é paritário e composto por integrantes do segmento governamental e da sociedade civil.