2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Iniciativa municipal: distribuição de sementes de milho para agricultores de Estância

Fonte: Secom
18/03/2024 às 13h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


 

 

A Prefeitura de Estância reafirma seu compromisso com o desenvolvimento agrícola ao garantir o acesso dos agricultores locais a sementes de milho. Em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, representantes de 58 comunidades rurais, assentamentos, colônias e povoados reuniram-se na sede do Sindicato Rural da cidade nesta segunda-feira, 18, para receberem os insumos.

O secretário Thiago Meneses destaca a importância dessa ação para fortalecer as famílias que dependem da agricultura familiar, muitas das quais também participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Nesta edição, mais de duas toneladas e meia de sementes de milho híbrido DSS 1001 serão distribuídas, beneficiando mais de 1.300 famílias em 63 comunidades. Essa prática é um testemunho do comprometimento da gestão municipal com os trabalhadores rurais de Estância, sendo realizada regularmente há sete anos.

O prefeito Gilson Andrade destaca a escolha da data para a distribuição (18/03), visando que os agricultores aproveitem o Dia de São José (19), momento tradicionalmente ideal para o início do plantio do milho, com vistas à colheita no mês de São João.

“Agora a gente produz e a gente tem a quem vender”, disse Fernando Muniz, presidente do Sindicato Rural. 

“Em parceria com o Governo Federal, a gente compra o que é produzido no campo, paga um preço justo, é feita a distribuição desses alimentos com entidades que assistem famílias de baixa renda. Teremos este ano a maior produção de milho já vista no município. E São Pedro está colaborando, está mandando chuvas”, disse o prefeito.

O prefeito destaca também o apoio contínuo da prefeitura ao setor agrícola, abrangendo desde melhorias na infraestrutura de estradas rurais até a distribuição de insumos e apoio técnico aos produtores.

“Esse incentivo é muito importante para nós produtores rurais. Um apoio que chega na hora certa: o trator, a semente, o adubo. É ótimo!”, salienta o agricultor Rodrigo do assentamento Caio Prado.

“Quero parabenizar esse compromisso do prefeito doutor Gilson Andrade em garantir esse apoio a nós que somos trabalhadores rurais; ele manda o trator, a semente na hora certa, o adubo. Só temos que agradecer”, disse a agricultora dona Josefina dos Santos do assentamento Paulo Freire II.

É um motivo de satisfação ver a gestão municipal, por mais um ano, mantendo este compromisso em manter a tradição. Alegrando o homem do campo com a semente no tempo certo, com o trator, com o adubo orgânico. Fico muito feliz!”, acentuou o líder do assentamento Geraldo Garcia, Ademar Ribeiro. 

Essa iniciativa reitera o compromisso da Prefeitura de Estância com o desenvolvimento sustentável da agricultura local, promovendo o bem-estar e a prosperidade das comunidades rurais do município.

O Milho Hibrido DSS1001, entregue aos agricultores nesta data, é de excelente adaptabilidade em diversas regiões do país e de alto desempenho de produção, além de maior produtividade que possuem em relação às variedades de milho, podendo variar de 80 a 100 dias o tempo para colheita.

O evento contou com a presença do vice-prefeito André Graça, do presidente da Câmara Municipal, Cristóvão Freire, dos vereadores Kaíque Freire, Sandro de Bibi e Jorginho da Praia, além de secretários municipais e adjuntos.

 


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação