Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
A Prefeitura de Estância , por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta, 8, no Auditório da Universidade Tiradentes Campus Estância (Unit), a I Conferência Municipal de Saúde Mental.
A realização da Conferência teve por objetivo propor diretrizes para a formulação da política de saúde mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental nas esferas municipal, estadual e nacional. As discussões do encontro giraram em torno da temática “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS”. Dentro do tema, os participantes foram divididos em quatro eixos: Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV – Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
"Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde pela realização da primeira conferência de Saúde Mental de Estância. Um momento muito importante para reunir técnicos, gestores, usuários e a população para refletir, discutir e aprovar propostas que nortearão as ações de Saúde Mental no nosso município. Com as discussões aqui travadas, sem sombra de dúvida, vamos potencializar e melhorar a assistência de saúde mental prestada na nossa rede", expressou o prefeito Gilson Andrade.
O encontro caracteriza-se como etapa preparatória visando a participação na 4ª Conferência Estadual e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para acontecer em novembro, em Brasília. A programação da conferência contou com uma apresentação cultural com o Coral dos Usuários do CAPS, abertura e leitura do regulamento e a palestra proferidas pelo psicólogo Dionísio Neto e a médica Dra. Thamyres Nascimento e eleição de 12 delegados que representarão o município na conferência estadual.
Estiveram presente na Conferência a Secretaria Interina da Saúde, Leide Catuninho; o vereador e presidente da Câmara, Misael Dantas; representantes do CES/SE, Dicléia Ferreira, Sandro Menezes e Nívia Mello; Coordenadora da Atenção Básica, Danielle Fahel; Coordenadora da Atenção Especializada, Juliana Carmo; Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Odete Costa; Coordenadora do CREAM, Maria Guadalupe ; Diretores das Unidades, e usuários do CAPS.