2180

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Estância

Estância sedia 39° seminário estadual em alusão ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

18/11/2022 às 15h14

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã desta sexta-feira (18/11), aconteceu no auditório Filadelfo Costa, na Câmara Municipal de Vereadores de Estância, o 39º Seminário Estadual em alusão ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar.

O evento, promovido pelo Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe – FACTUS, em parceria com a Prefeitura de Estância através da Secretaria Municipal da Assistência Social, teve o objetivo de reunir profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente de todo estado, para falar da importância do conselheiro tutelar e discutir políticas públicas pautadas nas dificuldades elencadas em cada realidade, abordando soluções de forma coletiva.

Compuseram o dispositivo de honra, o Prefeito de Estância, Gilson Andrade, representando o município; o vereador Kaique Freire, representando a Câmara de Vereadores; o Presidente do FACTUS, Edilson Santana, representando todos os conselheiros e voluntários da rede de proteção e; a Secretária Adjunta, Marta Monteiro, representando a Secretaria Municipal da Assistência Social de Estância.

Uma das conselheiras presentes, Vanessa Caetano, que atua no Conselho Tutelar II, localizado no bairro Cidade Nova, falou um pouco sobre realização do evento: “Estamos aqui hoje não só para comemorar a data dedicada a todos nós, que atuamos e convivemos diariamente na linha de frente em defesa dos nossos jovens, estamos aqui para compartilhar e trocar experiências, para juntos encontrarmos soluções. Esse evento é importante porque permite esse diálogo, esse intercâmbio”.

O presidente da FACTUS, Edilson Santana, que está em seu 6º mandato à frente do Fórum dos Conselheiros Tutelares de Sergipe, afirmou que a instituição, fundada em 2004, vem cumprindo seu papel de auxiliar os profissionais e promover o diálogo coletivo todos os anos: “Desde a sua fundação, o objetivo do fórum tem sido articular e fortalecer os conselhos tutelares e ajudar os conselheiros a encontrar as melhores práticas. E isso tem dado muito certo”.

Representantando a Secretaria Municipal da Assistência Social, a secretária adjunta, Marta Monteiro também ressaltou a importância da realização do evento: “É um momento de fortalecimento de vínculos da rede de proteção. Estamos estreitando laços com nossos conselheiros, que são os principais responsáveis pelo bem estar das nossas crianças e adolescentes”.

Já o prefeito Gilson Andrade, parabenizou os profissionais pelo seu dia, e destacou a importância do poder público apoiar a realização de eventos como este, que abordam sobre o dia a dia dos profissionais nas comunidades, e dedicam seus esforços em fiscalizar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É justo e muito necessário esse reconhecimento a esses verdadeiros agentes da cidadania, que diariamente zelam por nossos jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social e econômica, muitas vezes a mercê de diversas situações nada promissoras, mas que encontram a mão estendida do poder público e desses profissionais”.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação