2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas faz visita ao Jessé Fontes

Fonte: Secom
19/09/2022 às 09h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Antidrogas (Comad) estiveram no Hospital Regional Jessé Fontes, e foram recepcionados pela superintendente regional, Rose Gleide Santos Pinto, que fez um relato do trabalho que será desenvolvido através do Núcleo de Educação Permanente da referida instituição. Toda equipe está sendo capacitada para implantação do projeto. Rose explicou como funciona o acolhimento e a classificação de risco nas Redes de Urgência e Emergência do estado.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente.

Geralmente os usuários são classificados por cores: vermelho, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, a azul, os mais leves.  A medida da triagem tem como objetivo evitar a superlotação na unidade e otimizar o atendimento para os pacientes que realmente necessitam ficar internados.

A superintendente relatou ainda sobre o projeto em andamento de desintoxicação do dependente químico que pode ser feita em regime ambulatorial ou hospitalar, dependendo da gravidade do vício e da presença de outros problemas médicos. A unidade está trabalhando para que sejam disponibilizados leitos para o tratamento inicial de desintoxicação e visa um atendimento humanizado, envolvendo a família com o objetivo de conscientizar da necessidade do amparo familiar para a reabilitação dos dependentes químicos.

Também está ocorrendo uma reforma e adaptação dos leitos, a unidade de saúde está se preparando para disponibilizar 16 leitos, que serão a princípio apenas para adolescentes.

As drogas se apresentam como origem de muitos crimes. Na medida em que as ações de combate começarem a ganhar a guerra, o reflexo é direto nas áreas de segurança e de saúde.

A visita se deu na manhã da última quinta-feira, 16.

 

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação