2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Estância fomenta novas perspectivas para o desenvolvimento do turismo

13/01/2021 às 15h37

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O foco do município é trabalhar de forma integrada com diversos atores que compõem o trade turístico

O município de Estância, distante cerca de 68 km da capital Aracaju, é dotado de diversos atrativos turísticos com grande potencial de geração de emprego e renda. Ciente das potencialidades que a cidade possui, a Prefeitura de Estância, por meio da Secretária Municipal da Cultura e Turismo, tem adotado uma série de medidas que visam requalificar o Turismo de Estância.

Com forte tradição na realização dos festejos juninos, o Governo Municipal busca atrair um fluxo de turistas e visitantes durante o ano inteiro. Para isso, tem buscado firmar parceira com diversos atores que compõem a cadeia do turismo, para que efetivamente a gestão seja a grande indutora do turismo. No primeiro momento serão trabalhados quatro eixos: qualificação, sinalização turística, promoção e infraestrutura.

Para consolidar ainda mais essa relação com o trade turístico, foi realizada na última terça-feira, 12, em Aracaju, uma agenda integrada que contou com a presença do prefeito Gilson Andrade (PSD), do superintendente da Fecomércio/SE, Maurício Gonçalves, da presidente da Associação de Guias de Turismo, Irma Karla, do Secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, do diretor técnico do Sebrae/SE, Emanoel Sobral, além da Secretária da Comunicação de Estância Laísa Sobral e do Adjunto da Cultura e Turismo, Allan Alberto.

Os encontros foram realizados de forma separada e em cada um com uma pauta específica. Com o Governo do Estado foi debatida a formação de parceiras para infraestrutura turística como a revitalização dos atracadouros, pier flutuante e sinalização turística. Já com o Sebrae, a pauta foi concentrada nos roteiros turísticos elaborados pela entidade intitulado “Caminhos de Estância”. Esse roteiro, contempla aspectos ligados a atrativos turísticos na sede do município bem como na região litorânea, e será apresentado aos empreendedores do turismo de Estância. Já na Fecomércio e na associação de Guias foram debatidos aspectos ligados à ampliação e a melhoria da prestação do serviço, com foco na capacitação e profissionalização dos agentes.

“Estância possui uma rica diversidade seja do ponto de vista cultural, arquitetônico, gastronômico e pelas paisagens naturais. E o nosso objetivo é profissionalizar e desenvolver ainda mais o setor, pois entendemos que o turismo tem um grande potencial de inclusão social e de geração de emprego e renda. Mesmo com algumas restrições do ponto de vista legal, nós temos conseguido atrair um bom fluxo de turistas e visitantes, e agora vamos trabalhar para ampliar ainda mais a procura por nossa cidade. E para avançar nesse setor é preciso dialogar e convencer diversos atores, e é justamente isso que temos feito”, explicou o prefeito Gilson Andrade.

Já o secretário adjunto da Cultural e do Turismo Allan Alberto, ressalta a construção de uma agenda de trabalho. "Buscamos construir uma agenda de trabalho colaborativa onde todos os parceiros estejam enganchados no processo de requalificar o turismo do município. Entendemos que o turismo é um grande instrumento de transformação social e catalizador da economia de uma localidade", salientou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação