2180

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Estância

Prefeitura inicia apresentação aos profissionais da educação do Guia de Orientações das Atividades Pedagógicas não presenciais e presenciais

20/04/2021 às 22h20

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na próxima quinta-feira, 22, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal da Educação, lançará para os professores da rede municipal o “Guia de Orientações das Atividades Pedagógicas não presenciais e presenciais”, documento que norteará o ano letivo de 2021, definindo as ações e criando um padrão de trabalho para ser desenvolvido em meio à pandemia. Antes de apresentar aos docentes às principais mudanças exigidas para a educação remota, a equipe pedagógica da SEME realizou encontros com os gestores escolares e técnicos pedagógicos e nesta terça-feira,20, reuniu-se no auditório da secretaria com a equipe de psicopedagogas com o objetivo de apresentar o documento e esclarecer as dúvidas.

“Foi um momento onde pudemos apresentar o nosso ‘Guia de Orientações’ aos psicopedagogos, assim como fizemos com os gestores das escolas e com os professores. O Guia foi construído após ouvir uma comissão composta por vinte e cinco pessoas de 8 segmentos diferentes da sociedade civil, a exemplo de conselheiros tutelares, profissionais da saúde, da educação, SINTESE e técnicos da educação. É um documento que visa estruturar o ano letivo 2021 e garantir o aprendizado dos alunos. Além das atividades pedagógicas não presenciais, o guia traz a criação de plantões pedagógicos, onde os professores estarão com aqueles alunos que apresentarem algum tipo de dificuldade para assimilar o conteúdo remoto, garantindo com isso um efetivo aprendizado. Os professores terão autonomia para organizar as agendas e programar os plantões, sem exigências de dias e horários fixos por parte da secretaria”, disse Aurenitha Morgana, secretária da educação do município.

Rosecleide Silva, que coordena os trabalhos das psicopedagogas da rede municipal de educação, enfatizou que o guia objetiva exclusivamente o aprendizado e a inclusão.

“Estamos fazendo a ponte nesta perspectiva de educação inclusiva. Estivemos reunidas para falarmos um pouco das atribuições do psicopedagogo nesse momento de ensino remoto, para que nessa configuração não deixemos de atrelar essa presença, embora não física, mas necessária nesse novo modelo, para que possamos mostrar a necessidade do professor dentro de uma nova roupagem, das novas estratégias e mudanças de paradigmas. É necessário que entendamos a necessidade de sairmos desse paradigma de déficits para o paradigma de crescimento. O objetivo é que possamos sair de um guia do papel para fazermos de fato acontecer uma educação ‘com e de qualidade’, pois o foco da escola e o foco da Secretaria Municipal da Educação é a aprendizagem”, disse.

Maria dos Prazeres, psicopedagoga da rede municipal que participou da reunião enfatizou a oportunidade ímpar em meio à pandemia de uma discussão presencial para alinhamento das ações que serão realizadas, muitas delas a distância. “Esse momento é de extrema importância. Uma oportunidade de diálogo sobre as possíveis fórmulas de estratégias e metodologias que devemos implementarmos junto aos professores e diretores das escolas para que a gente consiga fazer com que a aprendizagem do aluno ocorra de uma forma satisfatória, menos tediosa e mais prazerosa”, destacou.


Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação