2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Ações de combate ao câncer de mama são intensificadas no Posto de Saúde Leonor Franco

Fonte: PREFEITURA DE ESTÂNCIA
24/10/2019 às 22h18

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A população estanciana, em especial as mulheres do Bairro Cidade Nova, usuárias do Posto de Saúde Leonor Franco, tiveram uma manhã repleta de ações voltadas à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento, que fez parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, contou com disponibilização de ginástica laboral, orientação sobre alimentação saudável, práticas interativas com auriculoterapia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, através do CTA; além de diversas palestras voltadas ao público feminino, atendimento de puericultura , de demandas livres e saúde da mulher.

"Na condição de médico, que lido diariamente com mulheres, sei o quanto é importante este tipo de ação preventiva, por isso que na nossa gestão ações desta natureza são levadas a sério e intensificadas", disse o prefeito Gilson Andrade.

Simone Costa, enfermeira que atende a equipe 11 do PSF, Programa de Saúde da Família, do Bairro Cidade Nova, enfatizou que a prevenção deve ser diária. "O outubro Rosa deve ser comemorado ou vivenciado todos os dias, mas hoje foi a data que escolhemos para intensificar as nossas ações, por isso fizemos um chamado a estas mulheres para fazermos uma agenda de prevenção e promoção à saúde da mulher.

A nutricionista Mariana Pondé, que atende na rede de saúde pública do município de Estância, destacou que a nutrição aliada a atividade física tem um fator muito importante na prevenção do câncer.

"A gente sabe o poder que tem a prevenção na luta contra o câncer. Infelizmente a medicina está mais voltada para a medicina curativa, e não preventiva, por isso que temos intensificado o nosso trabalho de conscientização, pois mediante os hábitos alimentares que sofreram alterações ao longo dos últimos 100 anos, onde a população passou a utilizar mais alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras, fez com que a gente buscasse conscientizar e trabalhar a prevenção, pois segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a gente consegue combater 28% dos casos através de uma alimentação saudável e de atividade física, através da substituição de industrializados, introdução de frutas e verduras no cardápio , diminuição do sal, gorduras e açucares, realizando atividades físicas e praticando a ingestão hídrica, esses são passos que atuam na prevenção e se a gente previne a gente tem uma melhor qualidade de vida e uma menor prevalencia desse tipo de problema", disse Mariana.

Sônia de Jesus, usuária da UBS Leonor Franco agradeceu à Prefeitura por proporcionar aquele momento e destacou a importância desse tipo de ação. "Para nós que não temos muito acesso a informação, esse tipo de ação da prefeitura é muito importante pois nos aproxima dos profissionais e faz com que tenhamos conhecimento de como podemos evitar essa doença que tanto mata", disse.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação