2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias recebem uniformes

Fonte: SECOM
25/07/2018 às 07h01

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura de Estância promoveu na segunda-feira, 23, no auditório da Universidade Tiradentes (Campus-Estância) uma iniciativa que demonstra seu reconhecimento com uma categoria essencial para a promoção e qualidade dos serviços de saúde do município, que são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE). Na ocasião eles receberam novo uniforme contendo duas calças e duas blusas com proteção solar UV, que consistiram num investimento na ordem de R$ 51.693,60. No total foram contemplados os 141 ACS que estão distribuídos nas 19 equipes de Saúde da Família do município e os 43 ACE.

Antes da entrega dos uniformes foi realizada uma palestra proferida pela assistente social do INSS de Estância, Adenoalda Santos da Cruz, que falou sobre as mudanças para concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), que consiste na garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. “É importante que toda comunidade tenha acesso a essas informações, e os Agentes Comunitários de Saúde são estratégicos nesse trabalho porque visitam todas as residências e assim divulgam aos moradores informações sobre esse benefício para que eles saibam como funciona, mantenham ou também conquistem esse direito”, explicou.

Em seguida, antes de iniciar a entrega dos uniformes, ao fazer o uso da palavra o prefeito Gilson Andrade (PTC) destacou a satisfação em estar realizando essa ação e ele disse que o fardamento faz parte de um conjunto de ações de valorização dos servidores. "Valorizar é melhorar a qualidade dos serviços que prestamos para a população estanciana. Peço que vocês vistam a camisa e possam cada vez mais se doar em prol daqueles que tanto precisam de vocês", destacou.

O Agente Comunitario de Saúde, Railson Umbelino, parabenizou a iniciativa e disse que o fardamento além de proporcionar a proteção do sol, possibilita a identificação necessária dos agentes de saúde passando mais segurança para a população ao abrir as portas de suas casas para a vistoria.

"Essa iniciativa serve de incentivo para o exercício da nossa profissão e contribui para o reconhecimento do nosso trabalho pela comunidade que sabe que está diante de um profissional capacitado e credenciado”, avaliou Maria Taciane, que é Agente de Combate as Endemias.

É importante destacar que tornou-se obrigatório para o requerimento e concessão do BPC/LOAS que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único e com informações atualizadas, evitando, assim, possíveis cancelamentos. Desta forma, é importante comparecerem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria Municipal da Assistência Social para atualizar o cadastro (quem já tiver) ou preencher novo cadastro aqueles que não possuem.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação