2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Alunos da Escola Zarria Gabriel Jasmim transforma óleo de cozinha em sabão ecológico

Fonte: SECOM
25/10/2018 às 12h26

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Alunos da Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim estão dando uma verdadeira demonstração de cuidados com o meio ambiente. Ao longo do ano calendar de 2018 , a turma do 9° ano, sobre a coordenação da professora de química , Luciana Xavier, participaram do Projeto do “Óleo ao Sabão”. O projeto tem como objetivo

Esse projeto desenvolvido na disciplina de química, teve a sua culminância na quarta-feira, 24, ocasião em que os alunos puderam aplicar na prática os conhecimentos teóricos das aulas de química, ao transformar óleo usado em sabão ecológico. Essa etapa contou com a presença do corpo docente e dos demais alunos do fundamental menor da unidade de ensino.

O projeto possibilita à escola não só reutilizar o óleo de cozinha para a produção de sabão, mas também conscientizar a população sobre as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha em rios, lagos córregos e manguezais. Tendo em vista que ele traz sérios prejuízos para o meio ambiente. Para que o projeto fosse levado a diante, os jovens alunos recolheram o óleo de cozinha com a família, vizinhos e em bares e restaurantes localizados no bairro Alecrim. Esse material foi devidamente acondicionado em garrafas plásticas e trazidos para escola para transformá-lo em sabão.

O projeto desenvolvido na disciplina de química tem o seu foco na educação ambiental, não tem como objetivo gerar renda e sim formar cidadãos conscientes, que respeitam e preservando o meio ambiente, com a produção de sabão ecológico, seja na forma líquida, em barra, em pó ou em pasta. A professora Luciana Xavier que coordena o projeto o “Óleo ao Sabão” comentou sobre a culminância do projeto.

“Durante a culminância do projeto realizamos a apresentação desse trabalho que já desenvolvemos aqui na escola há alguns meses. A penúltima etapa foi a confecção do sabão através da matéria-prima do óleo de cozinha que eles trouxeram. Também exibimos um vídeo mostrando o passo a passo da produção do sabão para os demais presentes”. E realizamos a entrega do sabão pronto aos funcionários e professores da escola, explicou.

“Outro ponto a destacar foi o envolvimento dos alunos com o projeto. Eles ficaram muito entusiasmados e tiveram a ideia de abrir aqui um ponto de coleta para receber esse óleo que seria descartado na natureza. Também no projeto descobrimos que uma de nossas funcionárias já contribuía com o meio ambiente sem saber, tendo em vista que ela produzia o sabão ecológico e distribuía gratuitamente para os moradores da comunidade e para a escola. Dessa forma, foi muito proveitoso observar na prática como se une a química aos cuidados com o meio ambiente”, finalizou.

“Esse projeto é extremamente louvável na medida que faz a capitação do óleo de cozinha já utilizado. Nós sabemos que o óleo é uma substância extremamente poluente na natureza, e que causa um impacto ambiental negativo. E o reaproveitamento desse óleo no processo de fabricação do sabão está tirando da natureza boa parte dessa substância que é degradante para que ela possa ser beneficiada e traga consequências positivas para a sociedade. Então só nos resta parabenizar a toda a equipe envolvida nesse projeto”, destacou o Secretário Joubert Denner.

O Projeto integra o conjunto de ações do Programa Estância Sustentável desenvolvido pela Prefeitura de Estância por meio da Secretária do Meio Ambiente

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação