2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Alunos da rede municipal participam de cineminha ambiental e oficinas de reciclagem

Fonte: SECOM
08/08/2018 às 20h35

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o objetivo de contribuir com a qualidade ambiental do município por meio da conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, aconteceu nesta quarta-feira, 8, no auditório da Universidade Tiradentes (Campus-Estância), atividades voltadas aos alunos da Escola Municipal Zarria Gabriel Jasmim, no turno da manhã, e à tarde com alunos da Escola Municipal Dom José Bezerra Coutinho.

Por meio do "Projeto Estância Sustentável", desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e também com a parceria da Secretaria Municipal da Educação e da Universidade Tiradentes, por meio do Programa Conduta Consciente foram promovidos o cineminha ambiental com direito a pipoca e oficinas de reciclagem.

Presente nesta ação o prefeito Gilson Andrade (PTC) destacou a importância da iniciativa, enfatizando a relevância da gestão municipal em promover a conscientização da juventude. "É significativo esclarecdor a nossa juventude, os alunos da rede pública municipal, sobre a importância do respeito ao meio ambiente. Essa parceria com a Unit tem sido uma constante em nossa gestão. Ficamos muito felizes com isso e agradecemos a todos dessa instituição de ensino que estão empenhados nesse compromisso, e principalmente por acreditarem em nosso trabalho", destacou o prefeito Gilson Andrade.

De acordo com a professora do Programa Conduta Consciente, Luciana Rodrigues, as atividades foram realizadas através da Caravana do Meio Ambiente, cujo objetivo é contribuir com a disseminação de boas práticas, incentivando os jovens a pensarem em atitudes sobre o consumo conciente. Ela explica que também foram realizadas duas oficinas de reciclagem, uma de ecobijou, que inclusive, dá a possibilidade do empreendedorismo com a venda das peças produzidas, e a oficina de porta lápis feita com caixinha de suco e de leite tetrapark. Para culminar essa ação foi realizado o plantio de espécies nativas de mata atlântica numa praça próxima a SEMMA.

"Infelizmente vivemos numa sociedade capitalista que está somente preocupada em consumir sem a consciência dos resíduos gerados. O problema do lixo é mundial e perpassa por diversos setores impactando consideravelmente a nossa vida. Então o objetivo da Caravana do Meio Ambiente é fazer com que esses jovens reflitam sobre isso", disse a professora Luciana.

"Vivemos um momento a nível mundial em que há a necessidade de mudarmos nossa conduta e cuidarmos mais do meio ambiente. Entendemos que a educação ambiental é muito mais eficaz junto as nossas crianças porque elas são multiplicadoras do que aprendem com seus familiares e nas comunidades onde residem, além de possibilitar que se tornem adultos mais concientes. Não poderia deixar de citar a presença do prefeito Gilson Andrade aqui, o que demonstra sua preocupação nesse sentido, pois ele é um grande incentivador da gestão ambiental no município para que todos tenham mais qualidade de vida", destacou o secretário da SEMMA, Joubert Denner.

A aluna Júlia Ribeiro,11, ficou entusiasmada com o cineminha ambiental. Ela disse que gostou muito porque de uma forma simples foi tratada a questão ambiental. "Foi muito interessante e as oficinas de reciclagem também ", comentou.

"Tanto o filme quanto as oficinas despertaram a curiosidade de todos. Valeu a pena participar e assim como eu, espero que todos a partir de agora tenham mais preocupação em cuidar do meio ambiente", disse a aluna Cíntia de Jesus Santos, 14.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação