2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Blitz chama atenção sobre a importância da saúde mental e emocional

Fonte: SECOM
24/01/2018 às 12h21

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Em alusão à campanha Janeiro Branco e com o tema “Mente Sadia, Trânsito Seguro”, foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 24, na Praça Barão do Rio Branco, a Blitz da Saúde Mental. A ação consistiu em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial Carmem Prado Leite (Caps I). O objetivo foi sensibilizar a população acerca da importância da saúde mental e emocional. Para tanto, foram distribuídas cartilhas informativas acerca do assunto, bem como realizada a entrega de laços brancos.

O trabalho também contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) e do Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região, ao ceder a Psicóloga do Trânsito, Emília Bôto, que acompanhou a panfletagem. Ela destacou que é importante despertar a consciência dos cidadãos a favor de uma mente saudável no trânsito para que acidentes não aconteçam. “A Campanha Janeiro Branco é dedicada, principalmente, a colocar o tema saúde mental e emocional em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade”, salientou.

A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Carmem Prado Leite (Caps I), Juliana Coelho, explica que as pessoas não sabem diferenciar transtorno mental e saúde mental, associando este último como doença mental e de maneira preconceituosa. “O transtorno mental consiste em alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho na vida social do indivíduo, gerando ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e dependência química, por exemplo. Já a saúde mental está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza os seus desejos, capacidades, ambições, ideais e emoções. O que a mente não resolve, o corpo transforma em doença”, destacou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação