2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

CAPS I realiza comemoração alusiva ao Dia das Mães

Fonte: SECOM
09/05/2018 às 18h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A manhã desta quarta-feira, 9, foi de lazer no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Carmem Prado Leite. A diversão envolveu as mães de pacientes e as que fazem acompanhamento, demais usuários e profissionais do espaço, em uma confraternização alusiva ao Dia das Mães. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, proporcionou momentos de integração e socialização de pacientes e familiares junto ao CAPS I com uma programação regada a música, lanche e sorteios de brindes.

O coordenador do CAPS I, Carlos Alberto Dias destacou que todas as atividades realizadas enfatizaram a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e que a comemoração consistiu em mais uma oportunidade de aproximar as famílias do tratamento dos usuários, a fim de trazê-los para a realidade da pessoa que está em processo de recuperação. “São nesses momentos de alegria que sempre destacamos que eles também são importantes para nós, enquanto profissionais. Além disso, esse vínculo entre o serviço e os familiares deve existir”, destacou.

Atenta ao entrosamento, a psicóloga do CAPS I, Juliana Leite Coelho, explica: “Como estamos, diariamente, com esses usuários a gente não só sente a dificuldade que eles têm no convívio familiar, assim como a necessidade desses familiares com eles de forma participativa. Então, essa ação dá a oportunidade desse entrosamento não só com as mães porque muitos deles não tem, mas sim, cuidadores (as), que são pessoas guerreiras e que tem a força maternal em lutar e cuidar de um familiar. Além disso o nosso objetivo é priorizar a reinserção social”.

Usuários

Maria Nadja Carmo Santos tem dois filhos usuários do CAPS I. Ela conta que desde que eles começaram a frequentar o local melhoraram muito no que diz respeito ao convívio familiar. Ela aprovou e ficou feliz com a realização da festinha. Quem também aprovou foi Manoel Messias Lima de Andrade, que frequenta o CAPS I há aproximadamente dez anos. “Aqui é a minha segunda casa, vejo todas as pessoas daqui como parte da minha família”, salientou. Já Ana Júlia Conceição Lima, que frequenta o espaço há 4 anos, disse que buscou o serviço por indicação médica. Desde que chegou não deixou mais de frequentar. “Aqui tem atividades, me distraio muito e gosto de todos”, destacou.

Com mais de 400 usuários cadastrados, o CAPS I funciona à rua Camerino, s/n – Centro, das 7h às 16, de segunda à sexta-feira, sob regime de portas abertas, ou seja, por demanda espontânea do próprio paciente ou encaminhamento médico. Todos são acolhidos e têm à disposição serviços de acompanhamento psicológico e com assistentes sociais, além de atividades de lazer, oficinas e grupos de família para fortalecimento de vínculos familiares.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação