2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Capital Brasileira do Barco de Fogo esteve em festa para celebrar o Dia do Barco de Fogo

Fonte: SECOM
12/06/2018 às 13h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Cidade de Estância esteve em festa para celebrar o 11 de junho dia do seu folguedo junino de maior expressão cultural, o Barco de Fogo. Comemorado na da de natalício de Chico Surdo, fogueteiro a quem se atribui a popularização do artefato. O Dia do Barco de Fogo já faz parte do calendário cultural do estado de Sergipe e é comemorado com muito entusiasmo e alegria pelos mestres fogueteiros, estancianos e turistas que vem especialmente para contemplar esse grandioso espetáculo de luzes e cores produzido pelos engenheiros da pirotecnia estanciana, um dos atores principais responsáveis pela grandiosidade do São João de Estância.

A grande confraternização iniciou com a entrega do Troféu ao mestre fogueteiro Antônio Osvaldo pela Associação de Fogueteiros UNIFOGOS. A homenagem, realizada em parceria com a Prefeitura de Estância, se deu em reconhecimento as inovações no fabrico de espadas e buscapés pelo senhor Osvaldo, sempre reconhecido pela organização e pelos cuidados com a segurança na produção e soltura de fogos.

Em seguida começou o desfile do Astro-Rei dos festejos juninos de Estância, o Barco de Fogo. Nessa noite, o público presente na Praça Barão do Rio Branco, teve a oportunidade de acompanhar o vai e vem dos Barcos de Fogo. Que esse ano veio com uma inovação, por iniciativa dos fogueteiros os Barcos de Fogo “navegaram” no arrame de forma simultânea, torando o espetáculo tão apreciado ainda mais mágico, já que ocorria em dose dupla.

A inovação agradou o público presente que lotou as dependências da Praça Barão do Rio Branco para assistir a ida e volta do Barco de Fogo, acompanhando de forma eufórica sem saber para onde direcionar o olhar.

Mais uma vez a administração municipal mostrou sua preocupação em reconhecer as contribuições dadas para o engrandecimento da cultura junina de Estância, isso porque o Prefeito Gilson Andrade convidou filha de Chico Surdo, a senhora Conceição Cardoso, para ter a honra de ascender o primeiro Barco de Fogo.

Depois de 11 Barcos cruzarem o céu da Barão do Rio Branco chegou a hora das espadas entrarem em cena. E mais uma vez os mestres fogueteiros deram um show pirotécnico com a exibição de espadas, especialmente preparadas para o encanto de todos. Mais uma amostra do show pirotécnico das espadas, boca de cor e do rojão que produz um brilho espacial para eternizar nos registros fotográficos. Que é compartilhado com os turistas mais corajosos que experimentam a sensação de soltar uma espada, com toda a segurança, orientação e equipamentos de segurança.

Essa grande noite também abriu espaço para as apresentações culturais. Começando pela Batucada Flor do Brasil, manifestação folclórica genuinamente estanciana que embala as pessoas com seu samba de coco. Em seguida a Quadrilha Junina “Roça do Matuto” deu um show, e mostrou ao público um aperitivo de como será o concurso de Quadrilhas juninas, que será retomado pela administração municipal.

As comemorações alusivas do Dia do Barco de Fogo chegou ao fim de forma apoteótica com o show de Cabeça de Frade e do grande poeta estanciano Fábio D’ Estância que contagiou a todos com a sua alegria e entusiasmo no Palco do Arraial Zé Taquari, um repertório que trouxe os clássicos do autentico forró Pé de Serra, xote e músicas autorais que sempre ressalvam a cultura estanciana.

Essa diversidade presente no festejos juninos de Estância servem para corroborar que realmente possui o São João “Mais Cultural do Brasil”.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação