2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Carnaval de Estância reúne multidão em clima de paz

Fonte: SECOM
15/02/2018 às 10h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Berço da cultura sergipana, Estância, é também a cidade da alegria. Prova disso foi o sucesso do Carnaval 2018, que começou dia 03 e só termina no dia 18 de fevereiro. A ampla programação montada pela Prefeitura Municipal envolveu atrações para todos os gostos. Mais de 30 blocos e bandas de frevo saíram às ruas, houve concurso de marchinhas, escolha da Rainha do Carnaval e coroação do Rei Momo, baile à fantasia, desfile das escolas de samba, além de shows na região litorânea. Toda essa efervescência atraiu uma média de 25 mil pessoas por dia, lotando a cidade no melhor espírito carnavalesco.

A programação oficial foi aberta na quinta-feira, 08, com a eleição da Rainha e a coroação do Rei Momo. Para tanto, o Largo dos Correios foi transformado em uma verdadeira passarela para o desfile das candidatas. Foi com grande expectativa que o público que se fez presente e aguardou o resultado final, que coroou a representante da escola Amantes do Samba, Dayane Rosa Fernandes, como a grande vencedora do concurso com 297,8 pontos e o título de Rainha do Carnaval, além da quantia em dinheiro no valor de R$ 1.500,00.

O título de 1ª princesa ficou com a representante da Escola Império do Samba, Ana Paula de Jesus, que a quantia em dinheiro no valor de R$ 1.000,00. Já o título de 2ª princesa do Carnaval 2018 ficou com a representante da Escola de Samba estreante no Carnaval de Estância, Acadêmicos do Bem viver. Na mesma noite, o Prefeito Gilson Andrade passou a chave da cidade ao artista plástico Lauro Martins, que foi coroado como Rei Momo.

No sábado, domingo e segunda foram os pontos altos da programação da região litorânea. Com desfiles de blocos de rua, cortejo de bandas de frevo e shows musicais que lotaram as orlas das praias Abaís e Saco, além dos Povoados Farnaval e Miranguinha.

Desfile

A terça-feira seguiu com muita música nas praias durante o dia. À noite, aconteceu o desfile das escolas de samba, no Centro da cidade. Único município sergipano no qual a Prefeitura Municipal mantém a tradição das escolas de samba na programação carnavalesca, Estância viu passar pela avenida a Acadêmicos do Bem Viver, Imperatriz da Cidade, Acadêmicos do Porto, Amantes do Samba e Império do Samba, todas esbanjando samba no pé e muita criatividade.

Cada uma teve 1h15 de desfile. Neste período foram avaliadas por uma comissão formada por seis jurados nos critérios Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Ao final da apuração, a grande campeã do Carnaval 2018 foi a Império do Samba. A Escola Acadêmicos do Porto ficou na terceira posição, recebendo o troféu e a quantia de R $2.000,00. Em segundo ficou a Amantes do Samba, que fez bonito na avenida e conquistou a simpatia dos jurados, conquistando o valor de R $3.000,00. A vencedora recebeu RS 5.000,00, além do troféu.

Após toda essa maratona de diversão, quem ainda tiver fôlego, pode curtir, no domingo, dia 18, a ressaca do Carnaval com desfile do bloco "Os Papudos", no bairro Botequim, a partir das 11h. A partir das 13h, tem o bloco “Alecrim Pé Embaixo”, no bairro Alecrim (veja abaixo os locais de concentração e itinerário).

"O Carnaval de Estância tem um brilho próprio. Afinal, exploramos toda a efervescência cultural da nossa cidade e preparamos uma programação que contemplasse tudo o que tem de melhor em um Carnaval, sejam os blocos de rua, concurso de marchinhas, shows e o desfile das escolas de samba, que é o nosso diferencial e uma tradição mantida. O Carnaval em Estância foi feito pelo povo para o povo", destacou o prefeito Gilson Andrade.

Tranquilidade

Toda a programação transcorreu no clima de tranquilidade. Graças à forte estrutura de segurança montada para a festividade, as famílias estancianas e de várias partes do Estado que visitaram a cidade puderam curtir dias de muita alegria sem sobressaltos. A Prefeitura contou com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e também contratou segurança privada para atuar em todo o Município. No entorno da região litorânea, onde aconteceram grandes shows (Praia do Saco e Praia do Abaís), como Deivinho Novaes, Unha Pintada e Maysa Reis, a segurança foi reforçada com o aparato de todo efetivo de segurança e monitoramento dos acessos com detectores de metais.

Paralelo a isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito realizou o trabalho de fiscalização e também de conscientização da população, com a distribuição de folders explicativos orientando os condutores de veículos a dirigir com responsabilidade, respeitando o limite de velocidade e ao não consumo de bebida alcóolica, além da distribuição de viseiras e abanadores.

Outras duas importantes atuações foram a da Guarda Municipal, por meio da Polícia Ambiental, que agiu na fiscalização da poluição sonora, e dos guarda-vidas, que fizeram abordagen nas praias dando informações sobre os perigos do mar e a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças não se perderem dos pais ou responsáveis.

O aparato médico também não foi esquecido. O Hospital Regional Jessé Fontes ganhou reforço nas equipes e a unidade disponibilizou uma ambulância para atender os casos com necessidade de transferência de pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde ainda montou uma estrutura com seis plantões, cada um com dez profissionais, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e quatro motoristas para as duas ambulâncias que ficaram de prontidão no Abaís, outra no Porto do Mato e para um carro de apoio que ficou no Abaís.

Programação da Ressaca do Carnaval

Dia 18/02, domingo

BAIRRO ALECRIM:

Desfile do Bloco Carnavalesco: “Alecrim Pé em Baixo”

Local: Saída da Avenida Manoel Bomfim, percorrendo as principais ruas com retorno ao ponto de saída.

Horário: 13h

BAIRRO BOTEQUIM:

Desfile do Bloco Carnavalesco: “Os Papudos”

Local: Concentração na Igreja de São João no Bairro Botequim, percorrendo as ruas do bairro, centro, Porto D´Areia, São Jorge e finalizando na Rua do Queiroz no bairro Botequim.

Horário: 11h

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação