2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Carroceata da Escola Júlio César Leite leva cultura e animação para as ruas de Estância

Fonte: Prefeitura de Estância
06/06/2019 às 11h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


As ruas do centro da cidade de Estância foram invadidas por uma “mar de carroças” que levaram não só alegria e animação para os logradouros, mas, principalmente, a efervescência cultural que é marca registrada do município. O evento, que completou 3 edições, teve como tema “Sergipe o pais do forro e seus encantos” foi realizado na tarde da última quarta, 05, e contou com a participação de toda a comunidade escolar, além da população em geral.

“A programação do São João de Estância vai muito além de shows musicais e 30 dias de barco de fogo na rua. Temos a participação das escolas, das comunidades e do povo estanciano que se soma para que possamos fazer o maior e mais cultural festejo do estado, e esta carroceata é um dos exemplos da nossa diversidade que encanta a todos e faz com que mantenhamos o título do São João mais plural de Sergipe”, disse o prefeito Gilson Andrade.

Silvânia Porciano, diretora da Escola Municipal Senador Júlio César Leite, enfatizou que toda a comunidade escolar se empenhou para fazer o levantamento das informações através de pesquisas que fizeram com que os alunos conhecessem mais o seu estado. “ Sendo a cultura sergipana um componente curricular da rede pública de ensino municipal, apreender mais sobre Sergipe e suas diversas expressões é muito significativo para a aprendizagem dos estudantes e para a formação do cidadão sergipano. Ao estudar a história de Sergipe é possível, além de conhecer os municípios que o constituem, também se familiarizar com as diferentes culturas que historicamente contribuem com a construção da identidade sergipana, construindo assim um sentimento de pertencimento e valorização”, afirmou a diretora.

Lucas Santos, aluno do oitavo ano, afirmou que este projeto estimulou os alunos a pesquisar e conhecer mais o seu estado, servindo para desenvolver no aluno o sentimento de pertencimento pala sua história, ajudando na compreensão de cada um sobre o papel importante da mulher na cultura e no desenvolvimento do estado, bem como instruindo-os sobre o processo político e cultural que colaborou para a formação do estado de Sergipe.

Edileuza Gomes, técnica pedagógica do Júlio Leite destacou que a cada ano a escola busca abordar um tema diversificado para trabalhar com os alunos e que desta vez buscou-se valorizar as tradições locais, fato que contribui para a formação do indivíduo e reforça o sentimento de pertencimento.

“Valorizamos a nossa festa maior, que é o São João. Nos dias que antecederam a nossa festa houve uma interação muito grande nos três turnos, a escola se transformou”, disse.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação