2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Com apoio da Prefeitura de Estância escritor estanciano, Carlos Modesto, lança livro Sombras da Saudades

Fonte: SECOM
03/05/2019 às 13h47

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com total apoio da Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi lançado na noite de quinta-feira, 2, dentro da programação alusiva ao 171 de elevação da Cidade Berço da Cultura Sergipana a Categoria de Cidade, o livro do escritor estanciano Carlos Modesto, que retrata a história de ouro do Cinema Estanciano. O cerimonia foi realizada no Auditório do Gonçalo Prado, local que funcionava um dos três cinemas estancianos, e contou com a presença de várias autoridades.

“Na condição de Prefeito da minha querida Cidade de Estância quero aqui expressar a minha alegria e contentamento, e lhe agradecer Carlos Modesto pela sua dedicação. São 20 anos dedicados a pesquisar a história do cinema estanciano, e hoje esse seu sonho de uma vida se tornou realidade. Nas vésperas de nossa cidade completar 171 anos recebemos esse presente de um filho ilustre, que retorna a sua cidade natal para nos presentear com o lançamento desse livo. Livro que ele poderia lançar em qualquer cidade, mas escolheu justamente a sua cidade para fazer o lançamento.”, enfatizou o Prefeito Gilson Andrade.

Ao fazer uso da palavra o escritor Carlos Modesto, 77 anos, disse que se sente glorificado por ter cumprindo a sua missão de poder contribuir com a preservação da história do cinema de Estância, e fez questão de agradecer ao Prefeito Gilson Andrade que foi o único a compreender o valor e importância da obra. “Faço aqui um agradecimento especial ao excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade de Estância Dr. Gilson Andrade, que ainda candidato esatava no lançamento do livro do atual Vereador Dionísio Neto. Na oportunidade ele externou ao Dr. Gilson a minha dificuldade para publicar minha obra literária. Sensibilizado pelas palavras do professor Dionísio, ao término do evento me chamou de lado e prometeu publicar o meu livro, sobre a história do cinema estanciano, caso fosse eleito. Antes havia lutado muito para vê-lo impresso, durante anos esteve na mãos de muitas pessoas da Cidade de Aracaju, mas só o Dr. Gilosn Andrade, embora não seja filho dessa cidade, comoveu-se e entendeu o valor da obra, e compreendeu que não poderia deixar morrer a história de nossos cinemas. Assim sendo, autorizou sua publicação através da Secretária da Cultura e Turismo, muito obrigado pela promessa cumprida excelentíssimo prefeito Gilson Andrade”, reconheceu.

O Vereador e líder do Prefeito Gilson Andrade na Câmara de Vereadores, Misael Dantas externou o seu orgulho de poder participar dessa importante solenidade.

“Quando a gente participa de um lançamento de um livro nós estamos participando de um evento que vai perpetuar a história, particularmente nesse caso, da nossa cidade. Fico feliz em ver no aniversário da Cidade de Estância a gestão pública investindo na cultura. Porque além de fazer parte da programação alusiva ao aniversário de 171 anos de elevação de Estância a categoria de cidade, tem a participação da Secretária Municipal da Cultura, no apoio ao lançamento desse livro. Também parabenizo a Câmara de Vereadores de Estância por entregar a Medalha do Mérito Parlamentar. Essa Comenda é entregue as pessoas que realmente merecem, e Carlos Modesto é merecedor dessa homenagem. Estância, através da Câmara Municipal, viu nele um incentivador de nossa cultura”, destacou Misael.

O Secretário da Cultura e Turismo Manoel Messias, resumiu o momento ímpar promovido pela administração municipal no incentivo a produção literária e preservação da cultura estanciana. “ Podemos resumir esse evento com uma palavra, felicidade. Felicidade porque as próximas gerações terá uma felicidade que nós não tivemos, de chegar em uma biblioteca municipal, de chegar na escola e ter a história de nossa cidade em um livro passado a limpo para que possamos ter o devido conhecimento. A sensação é de dever cumprido, de poder mais uma vez, enquanto poder público, de poder ajudar no lançamento do livro “Sombras das Saudade”, e contribuir para o registro da memória da nossa cidade”, exaltou.

Além do lançamento do livro, aconteceu uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Parlamentar ao escritor Estanciano Carlos Modesto, pela sua valiosa contribuição para preservação da cultura estanciana. A inciativa de conceder a mais importante honraria municipal foi uma propositura do ex-vereador José Domingos Machado, e que foi aprovada por unanimidade por todos os pares.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Adriana Leite; Vereadores Sandro Barreto, Tertuliano Perreira, Artur Nascimento, Dionísio Neto: empresário Ivan Leite; conselheiro do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa; secretários; agentes culturais; Lira Carlos Gomes; familiares do homenageado; membros da sociedade organizada e da imprensa falada e escrita.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação