2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Com o São João no Campo, Prefeitura de Estância levou a tradição dos festejos juninos à zona rural

Fonte: SECOM
19/06/2019 às 08h43

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Preservar a tradição junina e promover a interação da comunidade numa tarde lazer regada a apresentações culturais, comidas típicas, brincadeiras e muito arrasta-pé. Foi assim o São João no Campo, uma ação da Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria da Educação, realizada pelo terceiro ano consecutivo, e que integrou a programação dos festejos juninos do município, contemplando os Povoados Muculanduba, Araçás, Entre Rios, Porto do Mato e Curuanha.

“Foi gratificante observar a interação dos moradores da zona rural a cada edição do São João no Campo. Estão de parabéns todos os envolvidos para a realização deste evento, tantos os servidores da Secretaria da Educação, quanto a comunidade escolar e moradores da região. Fico feliz em promovemos esse intercâmbio cultural onde as pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar as nossas tradições juninas. O nosso objetivo é levar esse projeto para o maior número de comunidades rurais”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

“Fiquei muito feliz pelo prefeito Gilson Andrade trazer para nossa comunidade essa festa. Tudo bem organizado, bonito, e o melhor, pude ver o Barco de Fogo da porta da minha casa”, disse o agricultor José Carlos, morador do Povoado Curuanha. Paula dos Santos, compartilha do mesmo sentimento. “Moro na Ribuleirinha, mas fiz questão de trazer meus filhos para o São João no Campo aqui, no Porto do Mato, para se divertirem nessa festa que agrega cultura e lazer. A Prefeitura está de parabéns”, frisou.

O diretor da Escola Agrícola, Ailton Rodrigues, elogiou a iniciativa e agradeceu por em mais um ano, a escola sediar o São João no Campo. “Mais uma vez pudemos contar com o apoio dos pais, alunos e da comunidade neste grande evento”, expressou. Dona Maria Isabel, 63 anos, moradora do Povoado Rio Fundo III, possui dois netos matriculados na Escola Agrícola. “Desde a primeira edição do São João no Campo que venho prestigiar esse evento. Venho acompanhar meus netos e aproveito para me divertir”, afirmou.

A festança além de contar com brincadeiras populares, como corrida do saco, competição do melhor casal dançante, e escolha da Rainha do Milho, o espetáculo de luzes e cores desse Barco de Fogo e exibição de espadas, consistiram num dos momentos mais eufóricos a cada edição do evento, e que inclusive, contou com a participação da comunidade no acendimento do pavio do artefato, como foi o caso da jovem Ana Cristina Pereira, 14, moradora do Povoado Rio Fundo 3, disse que não foi a primeira vez que prestigiou o São João no Campo, por isso, voltou ao Povoado Araçás para se divertir e entrar no clima dos fstejos juninos. "Além das apresentações que foram bem legais, a apresentação do Barco de Fogo foi um momento mágico, ainda mais porque fui eu que ascendi o pavio! O prefeito Gilson Andrade está de parabéns em levar uma festa como essa para a comunidade rural", frisou.

PREFEITURA DE ESTÂNCIA

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação