2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Conselho Municipal da Saúde empossa novos conselheiros para quadriênio 2019/2023

Fonte: SECOM
07/02/2020 às 10h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A solenidade aconteceu no último dia 6 no Salão Nobre da Prefeitura de Estância

Em solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 6, no Salão Nobre da Prefeitura de Estância, foram empossados 32 novos membros (titulares e suplentes) para a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde de Estância para o quadriênio 2019-2023. Os Conselheiros têm como atribuição trabalhar pela formulação de estratégias e de controle da execução das políticas de saúde como: fiscalizar todas as atividades pertinentes à pasta da Saúde no Município. Suas atribuições perante o município são acompanhar verbas que chegam pelo SUS e os repasses de programas federais, participar da elaboração das metas para a Saúde e controlar as execuções das ações na Saúde.

Os novos conselheiros foram empossados pelo prefeito Gilson Andrade e na oportunidade destacou a importância do colegiado. “Cada um vocês tem uma grande responsabilidade em ser um Conselheiro Municipal da Saúde. Uma das tarefas principais de vocês é se colocar no lugar do outro. Desejo a todos os novos conselheiros que tenham compromisso, e promovam debates oportunos para melhorar a saúde. E acima de tudo, não esqueçam desse ferramenta importantíssima que é o diálogo. Que nessas reuniões mensais possam deliberar e contribuir para avançar ainda mais na área da saúde, que aqui em Estância mais de 60 mil pessoas são atendidas em nossas unidades de Saúde”, afirmou.

É no âmbito dos Conselhos que se dá a participação da comunidade na fiscalização e condução das políticas de saúde nas esferas de governo: federal, estadual e municipal. O Conselho Municipal de Saúde de Estância é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, permanente e fiscalizador, integrante da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Sua composição é paritária, com representação dos usuários, de profissionais de saúde e dos gestores.

“O Conselho Municipal da Saúde é um órgão consultivo e deliberativo que tem um relevante papel na promoção da Saúde. São muitos desafios que nós temos, mas estamos avançando em diversas frentes, seja na reforma, contratação de mais médicos ou reformas”, disse o secretário municipal da Saúde Lourival Júnior.

Também presente no ato, o vereador Misael Dantas parabenizou pela disponibilidade das pessoas em participar do conselho. “Quero desejar sucesso aos novos Conselheiros, e parabenizar pela disponibilidade de poder ser membro de um Conselho tão importante para melhoria da saúde da população. Que possam ter equilíbrio, sabedoria e que possam contribuir para melhoria cada vez mais da oferta de serviços na área da Saúde. São muitas realizações, e que possamos engrandecer ainda mais a nossa cidade”, afirmou Misael.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação