2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Conselho Municipal do Idoso promove capacitação voltada aos seus integrantes

Fonte: SECOM
06/06/2018 às 11h54

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Com o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) em parceria com o Ministério Público Estadual, o Conselho Municipal do Idoso promoveu nesta quarta-feira, 6, a I Capacitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), cujo tema foi "A Importância de uma boa gestão e o financiamento dos Fundos Públicos Especiais" que teve por objetivo discutir com os integrantes deste órgão, dentre eles, conselheiros e servidores que atuam na rede de serviços voltados para pessoa idosa, as finalidades do CMDI.

A capacitação foi realizada no auditório do Ministério Público de Estância, onde o presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção da Pessoa Idosa (CEDIPI), Manuel Durval Andrade Neto proferiu palestra abordando o papel do Conselho, considerando que a capacitação tem a finalidade de proporcionar o fortalecimento das políticas públicas de atenção ao Idoso no município. “Sergipe foi um dos estados pioneiros na implantação do Conselho do Idoso. Sua criação precedeu, inclusive, a Política Nacional da Pessoa Idosa, criada em 1994. Então, antes mesmo dela existir, já se pensava no idoso em Sergipe”, disse.

De acordo com a presidente do Conselho do Idoso de Estância, Marta Monteiro, que também é secretária adjunta da SMAS, o município tem em torno de 6 mil idosos e a realização da capacitação atende às necessidades de instruir os integrantes do conselho para que entendam o papel do órgão e assim, desenvolvam suas atividades para que a rede funcione. “O Conselho do Idoso e nós como Secretaria Municipal de Assistência Social temos que zelar pela garantia dos diretos do idoso, criando condições para promover sua autonomia, interação e principalmente fortalecer as propostas de inclusão social como está previsto na lei número 8.842 que dispõe sobre o que cabe ao Conselho do Idoso”, destacou.

A I Capacitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) segue até amanhã, quinta-feira, 7, das 8h às 12h.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação