2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Crianças do Jardim de Infância Profª Marocas Monteiro participam de atividade da SEMMA

Fonte: SECOM
15/08/2018 às 16h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nesta quarta-feira, 15, após assistirem um vídeo educativo sobre a preservação do meio ambiente, alunos do Jardim de Infância Profª Marocas Monteiro tiveram um bate-papo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Joubert Denner, que numa linguagem simples e adequada a idade delas (4 e 5 anos), destacando a importância de cuidar da natureza incentivando os pequenos a essa prática. Em seguida, eles participaram do plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, a exemplo do Ipê, na praça localizada em frente a escola, na rua Leonardo Ribeiro.

Essa ação faz parte do Projeto Estância Sustentável desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), cujo objetivo é promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a fim de provocar uma mudança de hábitos para que desde cedo as crianças aprendam que as pessoas precisam interagir positivamente com o meio que as cerca. Na oportunidade também foram doados pela SEMMA dois tonéis para orientar os alunos quanto a coleta seletiva que brevemente será implantada no município, incentivando-os sobre a melhor forma de destinar os resíduos adequadamente.

“Antecipando a implementação da coleta seletiva no município estamos levando essas temáticas para as escolas numa linguagem adequada a idade das crianças, explicando sobre a questão da coleta seletiva, e sobre os três R´s: reutilizar, reciclar e reaproveitar, e hoje culminamos com o plantio de mudas de árvores na praça em frente a escola. Entendemos que a educação ambiental é a mola-mestra do que a gente vem trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, pois, compreendemos que o caminho para que a gente consiga uma qualidade ambiental melhor começa pelas crianças, e é isso que estamos fazendo ao desenvolvermos ações do Projeto Estância Sustentável nas escolas”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Joubert Denner

“Acho muito importante desenvolver com as crianças essa temática, onde de uma maneira lúdica é enfatizado para elas o uso consciente da água, o descarte correto do lixo e que assim como nós, as plantinhas também tem vida e também precisam de cuidados. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação”, disse a diretora da escola, professora Gislane Melo Rocha.

Guilherme Santana, 5, plantou uma muda de árvore pela primeira vez e disse que vai cuidar para que ela cresça saudável. "Vou ficar de olho, porque quando ela crescer a praça vai ficar mais bonita, por isso, temos que cuidar para que ela cresça", comentou. Lavínia Santos Freitas, 4, disse que ficou empolgada em participar dessa ação e vai mostrar para os seus pais as árvores que plantou.

A moradora do bairro Bonfim, Luzinte Pinheiro, que inclusive, mora na rua da escola, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. “Plantar é dar vida, e fazer isso com as crianças não tem coisa melhor, afinal, elas são o nosso futuro. A gestão do prefeito Gilson Andrade está de parabéns em trabalhar a conscientização e buscar iniciativas que proporcionem uma cidade cada vez melhor”, destacou.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação