2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Cultura Estanciana é destaque no Simpósio de Laranjeiras

Fonte: SECOM
13/01/2020 às 13h34

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O município de Laranjeiras realiza em 2020 a 45ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras. Nesta edição o tema escolhido foi: " Dois Séculos de Independência de Sergipe". Como ocorre em todos os anos , pesquisadores, intelectuais, professores e agentes culturais debate sobre as principais manifestações culturais do Estado. E um dos destaques do Simpósio foi a Cultura junina de Estância. A incumbência da apresentação ficou por conta do historiador Fernando Valério, Diretor do Memorial da Cultura de Estância que abordou sobre o Ciclo do Fogo.

Em sua explanação Valério retratou todo o cíclico do fogo, que vai desde a retirada do bambum, passando pela simbologia envolvida, surgimento dos grupos folclóricos é o envolvimento entre o sagrado e profano, que mistura o sincretismo religioso com as tradições populares.

Após o enceramento da mesa redonda e dos debates sobre as manifestações culturais, o poeta Wilton Santos e a Cordelistas Salete Nascimento fizeram uma participação no Sarau Cultural. Os dois deram um show de interpretação e arrancaram os aplausos do público presente. Antes do fim oficial do evento , o Secretário Municipal da Cultura e Turismo de Estância, Manoel Messias , apresentou a direção do simpósio com uma miniatura do Barco de Fogo, que ficará em exposição até o final do simpósio.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação