2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Definidas estratégias de segurança e logística para realização do Carnaval da Estancianidade 2020

Fonte: SECOM
14/02/2020 às 13h18

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Alinhar informações e definir as melhores estratégias para o Carnaval da Estancianidade 2020, que acontece entre os dias 15 de fevereiro e 1º de março, tendo em vista garantir a segurança e bem-estar dos foliões, seja na cidade, litoral ou na zona rural. Estes foram os objetivos da reunião ocorrida quinta-feira, 13, no Salão Nobre do Paço Municipal, onde foram estabelecidos os ajustes finais das festividades carnavalescas promovidas pela Prefeitura de Estância, que iniciam neste final de semana com a programação nos bairros da cidade, contemplando o Bonfim (sábado, 15), e Alecrim (domingo, 16), com o desfile dos blocos carnavalescos 'Deu a Louca nos Músicos' e 'Mariposa', respectivamente.

Polícia Militar

A atuação da Polícia Militar será durante toda a festividade carnavalesca, tanto nas praias do Saco e Abaís, como na área urbana. Haverá também o apoio da Cavalaria, e a disponibilidade do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Polícia Civil

Na sede, em Estância, a Delegacia Regional funcionará sob o regime de plantão de 24 horas, com a presença de delegados e a equipe completa. Já na praia, o registro das ocorrências serão lavradas no local, a exemplo de registros de boletins. Apenas os Autos de Prisão em Flagrante (APF´s) serão conduzidos à cidade. A equipe de plantão da Polícia Civil contará com uma viatura que contém xadrez, além do carro xadrez da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor.

Guarda Municipal de Estância (GME)

A Guarda Municipal de Estância estará com todo efetivo de reforço, além dos guarda-vidas que trabalharão durante todo o evento. E na Praia do Saco, contará com o reforço dos salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar. Além da presença da Guarda Municipal, as festividades momescas contarão com o reforço da segurança privada e do aparato de vídeo monitoramento.

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)

A SMTT será responsável pela fiscalização do trânsito com a realização de bloqueios a fim de proibir a circulação de veículos automotores nas faixas de areia e o som abusivo dos veículos em consequência da alteração das suas características, que consiste numa infração de trânsito. Além disso, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, serão distribuídos folders explicativos para os condutores de veículos, orientando-os acerca da condução responsável respeitando o limite de velocidade, bem como não combinar o consumo de bebida alcóolica e direção.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA)

A SEMMA vai trabalhar em parceria com o efetivo da Ronda Tática Ambiental (ROTA) e também contará com o apoio da Polícia Militar para coibir o uso abusivo de som, uma vez que a perturbação da tranquilidade pode ocorrer a qualquer momento, não existindo a perturbação da tranquilidade somente à noite. Desta forma, haverá um enfrentamento intenso ao abuso de som nas áreas litorâneas e urbana. A SEMMA também realizará campanhas de conscientização para a preservação do Meio Ambiente.

Secretaria Municipal da Cultura e Turismo

A Secretaria da Cultura e Turismo dará todo o suporte necessário para as equipes que trabalharão durante o Carnaval, com o fornecimento de toda a retaguarda e logística para garantir o bem-estar de todos os envolvidos durante as festividades carnavalescas, a exemplo de transporte, alimentação e a estrutura das instalações físicas.

Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos

Equipes vão se revezar diariamente, para garantir a limpeza de todos os locais onde ocorrerá a festa, com a realização de serviços de varrição e coleta de lixo.

PRESENÇAS:

Além do prefeito Gilson Andrade, estavam presentes nesta reunião o superintendente da SMTT, Coronel Enilson Aragão; o representante do Corpo de Bombeiros Militar do 6º Batalhão de Estância, Tenente Elvis , o Comandante Major Lucas e o Subcomandante, Major Sílvio Mário, do grupamento; o delegado regional de Estância, Dr. Alan Faustino; o diretor da Guarda Municipal de Estância, GM Feitosa; o coordenador operacional da Guarda Municipal de Estância, GM Jefferson; além dos secretários (as) municipais Georlize Teles (Defesa Social e Cidadania), Jorgivaldo Ramos (Governo), Romualdo Vieira ( adjunto Governo), Manoel Messias ( Cultura), Laísa Sobral (Comunicação), Leide Catuninho ( adjunta da Saúde), e Joubert Denner ( Meio Ambiente).

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação