2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Definido esquema de saúde e de segurança da Salva Junina

Fonte: SECOM
30/05/2018 às 10h39

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Está confirmada a Salva Junina de Estância, iniciando as festividades do São João “Mais Cultural do Brasil”, amanhã, quinta-feira, 31 de maio. E, para garantir a tranquilidade durante a realização dessa grande festa, a Prefeitura de Estância já definiu o esquema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assim como a estrutura de segurança, mobilidade urbana e de acesso ao local do evento.

A SMS estará com uma equipe de profissionais a postos para atender casos de emergência, sob regime de plantão de 12h, ou seja, do dia 31 a partir das 19h até 7h do dia 1°, na Unidade de Saúde da Família Dr. Raimundo Good Lima, no bairro São Jorge (ao lado da Regional de Saúde), onde também terá uma ambulância disponível, além de outra no local do evento para realizar a remoção, caso necessário.

Já o esquema de segurança foi pensado coletivamente, pois, vai contar com a participação efetiva da Guarda Municipal de Estância (GME), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Defesa Civil, Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros e segurança privada.

Guarda Municipal

A GM terá um papel fundamental realizando o patrulhamento interno e externo do perímetro da festa. Para garantir a segurança no trânsito, a SMTT irá realizar ações de fiscalização da Lei Seca e ações de educação para o trânsito com entrega de panfletos informativos. As intervenções serão realizadas nas imediações da festa.

A Defesa Civil atuará durante todo o evento observando a segurança da estrutura do palco, assim como em todo o perímetro de fechamento da área do forródromo para garantir a evasão no caso de emergência sem causar tumulto.

Para realização da Salva Junina há também o apoio do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, que cedeu o furgão xadrez, para que, em uma eventualidade de detenção de pessoas, estas sejam conduzidas ao veículo que conta com toda estrutura de um xadrez. Na área externa, a PM estará nas ruas e imediações do Forródromo realizando patrulhamento. O Corpo de Bombeiros também estará a postos com equipamentos de combate ao fogo e kits de primeiros socorros para qualquer emergência médica.

Delegacia

A Delegacia Regional de Estância estará funcionando sob regime de plantão de 24h com toda equipe de profissionais, inclusive, delegado. A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, informou que, pensando na segurança para o evento, a Prefeitura investiu em tecnologia no que há de mais moderno no mercado em vídeo monitoramento, com a inclusão de câmeras avançadas, as Speed Dome, que têm movimentação em 360° e possuem qualidade de imagem. "Teremos essas câmeras na área interna do forródromo, na área dos banheiros, na entrada de emergência, na área de soltura de fogos e no palco para recobrimento em toda área do forródromo, além de visualização do perímetro da festa", salientou.

Com detectores de metais na entrada de acesso ao evento, a segurança privada fará a revista e, por meio de rádios de comunicação, esse será o canal para interagir com a GM durante todo o evento. É importante destacar que, além da entrada de acesso principal, haverá uma entrada somente para pessoas com isopores e caixas térmicas ainda mais minuciosa. Portanto, o acesso será diferenciado em ambos os casos. Neste ano haverá também um espaço destinado aos táxis, moto táxis e ônibus, a fim de evitar congestionamento na área onde acontece a festa. Portanto, em razão da área de estacionamento ser pequena, é aconselhável que as pessoas utilizem esses meios de transporte.

Atrações

Estão todos convidados para a Salva Junina de Estância, o São João “Mais Cultural do Brasil”, que inicia às 19h, com cortejo cultural que sai do bairro Botequim, em direção à Praça Barão do Rio Branco, onde acontece o hasteamento das bandeiras dos santos juninos, a bênção da fogueira e, a partir das 22h, no Forródromo Rogério Cardoso, as atrações da noite serão:

* Gardênia Mel e Banda

* Dorgival Dantas

* Luan e Forró Estilizado

* Jonas Esticado

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação