2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Dezenas de pessoas comparecem à USF do bairro Candeal para o "Saúde em Ação"

Fonte: SECOM
06/12/2019 às 11h36

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Assim que soube do ‘Saúde em Ação’, realizado na posto de saúde da comunidade onde reside, D. Maria Nadira Santos não hesitou em comparecer. “Há mais de dois anos que não vou ao dentista, então, aproveitei e vim. Fui logo atendida e saí satisfeita”, disse. A dona de casa Maria do Carmo Nascimento, apesar de não morar no Candeal, não mediu esforços para o deslocamento. “Moro no Conjunto Albano Franco e vim aqui para mostrar meus exames ao médico. A prefeitura está de parabéns porque vi com meus próprios olhos tudo bem organizado. Além disso, muito bom o médico que me atendeu”, revelou.

Valdemir Gonzaga Rodrigues, também parabenizou a iniciativa. Ele disse que foi levar exames médicos e saiu radiante porque não teve demora para ser atendido. “Isso é muito bom para toda população”, comentou. Edilene dos Santos confidenciou que tem medo de injeção, mas mesmo assim foi atualizar o seu cartão vacinal. “A saúde tem que estar em primeiro lugar, aí o medo passa longe”, disse. O pequeno Lázaro Rocha, participou da escovação assistida. “Gostei muito. A tia me explicou que tem que escovar os dentes três vezes por dia para eles ficarem limpinhos, além de usar o fio dental”, comentou.

Os depoimentos acima são de pessoas que compareceram na manhã desta sexta-feira, 6, à Unidade de Saúde da Família (USF) Drª. Anne de Gusmão Apolônio Mendes Costa, localizada no bairro Candeal, onde acontece a segunda edição do ‘Saúde em Ação’, projeto da Prefeitura de Estância, por intermédio da Secretaria da Saúde (SMS), cujo objetivo é ampliar o atendimento de saúde à população, com a oferta de serviços como consultas médicas e odontológicas, vacinação, escovação dental supervisionada (com a entrega de kits de higiene bucal), realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, e o ‘Tire suas Dúvidas’ com a equipe da Atenção Básica.

O prefeito Gilson Andrade fez questão de ir à unidade de saúde para observar o atendimento, além de conversar e cumprimentar as pessoas que estavam no local. “Quero parabenizar todos os profissionais envolvidos neste projeto, pelo eficiente trabalho que estão desenvolvendo, contribuindo, assim, para que a saúde do nosso município melhore a cada dia. É perceptível todos empenhados para que o cidadão que veio em busca do atendimento médico e odontológico seja bem atendido”, destacou.

De acordo com o secretário da Saúde, Lourival Junior, o objetivo do ‘Saúde em Ação’ é levar para as unidades de saúde o reforço de médicos do quadro da SMS, que se predispõem no dia que seria da sua folga, atender a população e ajudar as unidades de saúde que estão sobrecarregadas. “Na Cidade Nova, quando houve a primeira edição deste projeto, tivemos em torno de 400 atendimentos, e hoje estamos com três médicos disponíveis, e assim, triplicando a capacidade de atendimento desse posto de saúde. Então, num dia só estamos conseguindo fazer aquilo que com certeza, levaríamos três ou quatro semanas para realizar. No próximo dia 20, essa mesma ação acontece no bairro Alecrim”, explicou o secretário.

“Ficamos muito satisfeitos com a realização deste projeto aqui em nossa unidade de saúde. Parabenizo o prefeito Gilson Andrade por essa iniciativa que traz benefícios para a população por meio de um atendimento de qualidade e humanizado a todos que precisam”, frisou o gerente da USF) Drª. Anne de Gusmão Apolônio Mendes Costa, Marcos Antônio da Silva.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação