2180

Prefeitura Municipal de Estância

Pular para o conteúdo

Em Estância reajuste do Piso Salarial do Magistério é garantido

Fonte: SECOM
31/01/2020 às 12h29

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O prefeito Gilson Andrade esteve reunido quinta-feira, 30, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), dentre elas, a coordenadora do Sintese na região Sul, professora Maria Augusta Alves, para uma mesa de negociação sobre o reajuste do Piso Salarial do Magistério para o ano de 2020. Também estavam presentes a secretária da Administração e Planejamento, Teresa Barreto Costa; e a secretária da Educação, Adriana Rocha, acompanhada da adjunta da pasta, Geane Oliveira.

Durante o diálogo, o prefeito Gilson expressou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo Poder Público Municipal, o reajuste do Piso Salarial do Magistério neste ano de 2020 será honrado e cumprido assim como tem ocorrido ao longo da sua administração municipal, iniciada no ano de 2017, pagando o piso instituído nacionalmente, inclusive, também foi pago o retroativo deixado pela gestão anterior no ano de 2016. “Neste ano apesar de ter sido impactante o percentual de 12,84%, diante do nosso planejamento faremos tudo o que for possível para honrarmos o pagamento do piso dos professores”, salientou o prefeito Gilson Andrade.

A secretária da Administração e Planejamento, Teresa Barreto Costa explica ainda que o percentual mínimo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para ser utilizado na remuneração dos profissionais do magistério, é de 60%, e a Prefeitura de Estância, investe 86%. “Nunca o prefeito Gilson investiu o mínimo no setor da Educação, sempre mais. Fechamos 2019 com 74%, e iremos em 2020 para 86%, ou seja, cumprindo 26% a mais. Isso é valorizar a categoria”, disse.

“O prefeito Gilson Andrade tem sido muito elogiado por ser um prefeito que tem um honrado os compromissos firmados com a nossa categoria, os professores. Então, enquanto secretária da Educação fico muito orgulhosa de fazer parte de uma gestão que tem mantido o compromisso com o professor e que tem o engajamento com a educação”, destacou a secretária da Educação, Adriana Rocha.

Embora com a queda de arrecadação no mês de janeiro (cerca de 12%), mesmo assim, o prefeito Gilson Andrade vai honrar o pagamento do Piso dos Profissionais do Magistério, qual correspondente a R$ 2.886,24. Desta forma, será encaminhada a minuta do Projeto de Lei para a Câmara Municipal no mês de fevereiro, quando também será efetuado o pagamento do piso com o retroativo ao mês de janeiro. Na região Sul, Estância o primeiro município a pagar o piso salarial do magistério, e no Estado de Sergipe, fica entre os primeiros, atrás da Barra dos Coqueiros e Siriri.

Parceiros

Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação